terça-feira, maio 12, 2009

África vai comprar biclicletas ao Brasil...

O Presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, acusou hoje a Europa de sair de África, trocando-a pelo leste europeu e pela Ásia e previu que os africanos vão comprar bicicletas ao Brasil. Há verdades incómodas que, contudo, devem ser ditas.

"A Europa não vai vender mais nenhuma bicicleta a África porque as bicicletas do Brasil e da China são mais baratas", disse Wade durante uma mesa-redonda organizada em Dakar pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAfD) sobre a crise financeira e o seu impacto no continente.

Num discurso que o próprio definiu como "provocador", e por diversos vezes aplaudido numa sala que não estava cheia, Wade aludiu às exigências de visto de entrada na UE para os africanos - "e não para os do leste europeu" - para ilustrar o afastamento europeu.

O Senegal, prosseguiu,"é a mais antiga colónia (francesa) africana" mas os três grandes projectos actuais do país não são franceses nem europeus.

"Porquê? Porque a verdade é que a Europa se retira de África", considerou Wade, acrescentando: "Lamento muito mas acho que actualmente a Europa está a fechar as suas portas para África".

O Presidente do Senegal já tinha feito a mesma leitura na cimeira União Europeia-África realizada em Lisboa em 2007, mas hoje exortou os africanos a encontrarem uma solução para quebrar o isolamento.

"Abrindo-nos para a América Latina e para a Ásia, haverá uma solução e África vai ser um grande mercado", propôs Abdoulaye Wade.

Quanto a Portugal, por exemplo, há muito que eu desconfiva (e só desconfiava porque sou ingénuo) que o Uzbequistão é bem mais importante do que, por exemplo, a Guiné-Bissau.

Até no aspecto linguístico os portugueses estão muito mais próximos do Uzbequistão. É bem mais fácil os portugueses pronunciarem Tashkent do que Bissau, ou Shavkat Iromonovich Mirziyoev do que Carlos Gomes Júnior.

Sem comentários: