sábado, maio 02, 2009

Huambo quer preservar a sua história

O avançado estado de degradação dos monumentos e sítios da província do Huambo e o abandono a que muitos deles estão votados preocupam a Direcção Provincial da Cultura.

O director provincial da cultura, Pedro Nambongue Chissanga, afirma que técnicos da sua instituição realizaram, recentemente, uma vistoria aos monumentos e sítios para se inteirarem das suas reais condições e indicarem soluções para a sua recuperação.

O responsável da cultura no Huambo fez saber que muitos destes monumentos e sítios, que constituem o património histórico-cultural, estão a ser invadidos por populares, colocando em risco a existência destes lugares.

Indicou, a título de exemplo, o forte da Quissala, nos arredores da cidade do Huambo, que, devido à sua proximidade com o mercado informal, está em vias de extinção, caso não sejam tomadas medidas cautelares que passam por vedar o local e erguer um monumento.

Além do forte da Quissala, Pedro Nambongue Chissanga lamentou ainda a situação em que se encontra a estação meteorológica do Feti, local onde, segundo fontes históricas, surgiram os primeiros povos umbundos e nganguelas, além de terem sido feitas, no mesmo local, as primeiras fundições de ferro, no século XIII.

Localizada no sector de Ngove, a 120 quilómetros a Sudoeste da cidade do Huambo, a estação meteorológica do Feti assemelha-se a uma península. A mesma corre risco de desaparecer devido às obras em curso na barragem hidroeléctrica do Ngove.

“Quando são abertas as comportas da barragem, a estação meteorológica de Feti fica em terra firme, mas, em caso contrário, ela fica submersa nas águas”, lamentou.

A província do Huambo, segundo Pedro Nambongue Chissanga, possui 122 monumentos e sítios divididos em monumentos de arquitectura civil, religiosa e funerária, militar, sítios arqueológicos, históricos, zonas paisagísticas, símbolos do poder tradicional e estátuas.

Deste vasto património cultural, apenas o forte da Quissala, localizado a quase sete quilómetros da cidade do Huambo, capital da província, está classificado como património cultural e histórico nacional, enquanto os restantes aguardam por tal classificação, que é feita por especialistas do Ministério da Cultura.

Sem comentários: