quarta-feira, agosto 06, 2008

Alma sã em corpo são? Não! Um negócio
onde vale tudo, seja tirar olhos ou matar

Ninguém boicotou os Jogos Olímpicos na China. Eles aí estão para gáudio dos que vivem para se servir e não para servir. Sei que, se não fosse a China uma potência a vários níveis, nomeadamente económico, teríamos meio mundo a dizer que o país viola todos os direitos de qualquer ser vivo.

Assim, o mundo olha para o lado e assobia. Está-se literalmente nas tintas para as violações, sejam das pessoas ou dos animais.

Desporto é desporto, política é política, dir-me-ão todos aqueles que instalados em hotéis de cinco (ou mais) estrelas só vêem o que interessa ver, aceitando ser temporariamente cegos, surdos e mudos. É destes que é feito o reino da economia de mercado. Até mesmo aqueles que têm (teriam) a obrigação de dar voz a quem a não tem, estão caladinhos.

Acredito que não comam cães ou gatos, mas o silêncio com que ornamentam toda esta farsa é esclarecedor.

Esclarecedor da forma como vale tudo, tudo mesmo, desde que o tachito se mantenha, desde que se comprem produtos ao preço da chuva feitos por escravos, desde que os restaurantes chineses continuem a ter lagosta, desde que os chineses comprem ao Ocidente, desde que sejam os filhos dos outros a morrer.

Sem comentários: