quarta-feira, abril 08, 2009

Já não será altura de Bruxelas
deixar de brincar com Angola?

A Comissão Europeia manteve hoje a Transportadora Aérea Angolana (TAAG) na lista de companhias proibidas de voar no espaço aéreo da União Europeia, mas admitiu "progressos significativos" efectuados por Angola.

Cá para mim a Comissão Europeia anda a brincar com Angola e já é altura de Luanda dizer basta. Sempre que revela a continuação da TAAG na lista negra, Bruxelas fala de progressos. No entanto... tudo fica na mesma.

O executivo comunitário, que procedeu hoje à actualização da sua "lista negra" - a anterior actualização ocorrera em Novembro de 2008 -, alargou a proibição de voar para a UE a todos os transportadores certificados no Benim, a seis companhias do Cazaquistão, a uma companhia aérea certificada na Tailândia e a mais um transportador aéreo ucraniano.

Como já era esperado, segundo a UE, a TAAG permanece na lista, mas a Comissão Europeia aponta o que classifica como "progressos significativos efectuados por Angola com as medidas tomadas para melhorar a segurança", alimentando assim as expectativas das autoridades angolanas de a TAAG poder voltar a voar para a Europa em breve.

O executivo comunitário "registou, designadamente, o relatório intercalar elaborado pelas autoridades aeronáuticas de Angola sobre a aplicação de medidas correctivas na sequência da visita de uma equipa de peritos europeus em Fevereiro de 2008 e da publicação, em Outubro de 2008, do relatório da auditoria de segurança da ICAO", indica uma nota hoje divulgada em Bruxelas.

A TAAG foi incluída em Julho de 2007 na "lista negra" das companhias aéreas proibidas de sobrevoarem o espaço aéreo europeu por problemas de segurança.

No passado fim-de-semana, uma equipa de peritos em segurança aérea da União Europeia realizou uma visita "formal" ao Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC) angolano, para analisar a proibição da TAAG em voar para o espaço europeu.

A TAAG mantém a esperança de poder voltar a sobrevoar a Europa ainda este ano, segundo fontes da companhia aérea, que promete estar já a resolver todos os problemas de inconformidade que lhe são apontados, estando agora a aguardar a certificação pelo INAVIC, marcada para o dia 15 deste mês.

Em Março passado, a Transportadora Aérea Angolana anunciou que iria solicitar auditorias internacionais em Abril e Maio para avaliação do funcionamento da companhia, esperando poder voltar a voar para a Europa em Julho.

1 comentário:

Anónimo disse...

TAAG ESCANDALO DOS VAMPIROS



CARTA DE PROTESTO E INDIGNAÇÃO

Carta ao Excelentíssimo Senhor Coodernador da Comissão de Gestão da TAAG, Dr. Pimentel Araujo:

Excelentíssimo Senhor Coordenador,

A TAAG é uma Companhia maravilhosa, mas com toda certeza falta muita ética profissional em muitos Sectores e tem de sobra corrupção. Permita-nos a liberdade de expressar esta consideração. Afinal, pensamos que trabalhamos numa Companhia aparentemente livre e que podemos colocar as idéias sem sermos boicotados ou colocados de lado.

A TAAG é conhecida no exterior como a Companhia das crises. E está passando agora por mais uma crise de várias que já passou e de várias que ainda passará. E com isto surge o florescimento de novos estudos. É escândalo dos vampiros, com o descobrimento que muitos na TAAG vieram sugá dinheiro e não estão interessado a lutar para o bem dela. Mas antes foi o escândalo houvir da boca do pessoal da Manutenção e Engenharia que o senhor mandou de volta o pessoal que se encontrava nos Estados Unidos a produzir o mamual da DME. Resultado estão ai ( 32) trinta e dois Findings foram detedos pela auditoria Interna simulada, efetuada por auditores Sul Africanos, na semana passada. Mas antes ainda foi o escândalo dos cabides na nomeação dos directores; cada administrador apresentou a sua preferência, e a quem preferiu indicar um burro para não lhe fazer frente, vejamos:

- Primeiro erro cometido:

O Senhor nomepu Silvestre Cassa Luimbo
Para Director de Gestão da Qualidade e Segurança
Uma pessoa que não tem qualidade nenhuma e muito menos concluído um curso de Gestão de auditorias;

- Sem possuir experiência relacionada com o tipo de organização ou entidade a auditar;

- Não possui um bom conhecimento da legislação e regulamentos sobre segurança da aviação, muito menos o curso de segurança de aviação civil este senhor tem;

- Não demostra capacidade de comunicação e de gestão;

- Não tem experiência no tocante aos procedimentos administrativos da ANSAC; e

- Não actuado como líder de equipa durante pelo menos duas auditorias.

- Segundo erro cometido:

Pela influência Negativa do Doutor Domingos Sebastião da Cruz, nomeou Domingos António Cutabiala, do Cargo de chefe da Segurança da TAAG, um individuo que não sabe:

- Planear, organizar, dirigir e controlar actividade de segurança da Companhia;

- Exercer autoridade sobre o seu pessoal;

- Coordenar e dirigir a gestão de segurança da Companhia;

- Uma pessoa que depende dos Soburdinados.

- Uma pessoa que em plena reunião do Conselho de Administração e outras se esconde.

O Senhor já viu o perigo que se avisinha com auditoria à segurança da TAAG?

Terceiro erro cometido:

O Senhor nomeou o Comandante Cochat, como auditor chefe, pessoa que não sabe;

- Definir a política de auditorias, os procedimentos, recursos e requisitos
de formação;

- Gerir a realização dos cursos e procedimentos de auditoria;
- Manter a documentação relevante para as auditorias e apoiar o
desenvolvimento e gestão dos manuais de controlo de qualidade e de
segurança sempre que solicitado pela autoridade Nacional de Segurança de Aviação civil;

Quarto erro Cometido:

O Senhor nomeou o Amadeu TECA, um bebado da primeira classe, para gerir a área de Qualidade da Manutenção e Engenharia (QA-ME)., uma pessoa que não sabe:

- Exercer autoridade sobre a equipa de sua área de Jurisdição;

- Assegurar e fundamentar uma auditoria;

- Coordenar e dirigir uma reunião de gerência da sua área;

Na TAAG não há um Orçamento definido para durante as auditorias. Sempre que possível, as despesas previstas serem incluídas no plano proposto para a realização de auditorias, plano esse devendo incluir os custos estimados para todas as actividades de auditorias, inspecções de segurança e outras dispesas.

Na TAAG, não há dinheiro para produzir manuais.


Será que vai passar?

Gostaria que fizesse chegar a minha carta para este mail
PimentelAraujo@taag.aero