segunda-feira, maio 03, 2010

Carta de Cabinda dirigida a Portugal

«A verdade faz o homem livre. Quem luta contra a verdade luta contra a si próprio. A luta contra a Verdade não ganha nem batalha nem tão pouco Vitória.

O silêncio de Cavaco Silva e similares é uma vergonha contra a dignidade portuguesa e um desvio das belas páginas que Portugal escreveu sobre Angola e Cabinda. Como ensinar a Historia de Angola aos outros paises da Europa se os que sabem a história de Angola têm medo de viver a Verdade?

O problema de Cabinda não é um problema de medida de forças, mas sim um problema de consciencia e sobretudo de conhecimento sério da história de ocupação das terras de Angola.

Se há alguém que defende as fronteiras deixadas pelo colono que pergunte a Diogo Cão que chegou primeiro nestas terras. Quem defende as fronteiras deixadas pelos portugueses para além de ter o imperativo de estudar a história, deve também defender a história de ocupação deste território.

Se hoje o Portugal cala-se perante a situação triste do povo de Cabinda, pensamos que a verdade deveria ser para ele a Luz para dizer Cabinda não é Angola.

Temos a fé que Portugal um dia dirá Mea Culpa.

O problema de Cabinda é de todos e não só do MPLA. A sua solução depende da voz dos politicos, religiosos, africanos, americanos etc...

Procurar saber o que os cabindas querem sem intimidações nem mentira é a solução. O que os Cabindas defendem não é o petróleo pois já existem várias plata formas em Angola, Soyo tem, agora fala-se do Nzeto etc... Os Cabindas querem a identidade. Dizer Cabinda é minha Terra e minha Pátria.

A politica de criar medo no meio do povo para fazer calar a Verdade não ganha nem batalha nem tão puco vitória.

Vamos todos falar verdade sobre Cabinda. Portugal é a chave para a paz em Cabinda.»

Sem comentários: