quinta-feira, maio 13, 2010

É preciso ter calma...

José Eduardo dos Santos, presidente por enquanto vitalício de Angola, continua em boa forma física. Além de jogador e titular da equipa do MPLA, é árbitro, autor das regras do jogo, dono do campo e patrocinador.

Ainda bem que assim é. Desde logo porque, ao que parece, Eduardo dos Santos que lidera o partido que está no poder há 35 anos, terá resolvido de forma definitiva o mais grave problema que o afligia: uma bitacaia num pé e que o levou, em Março de 2006, a ser submetido a uma cirurgia em Luanda.

Não. Não foi em Luanda, foi no Brasil. Mas o que é que isso importa? Não me digam que vão falar nas fortes medidas de segurança que teve nas terras do seu amigo Lula da Silva, ou da pequena comitiva (27 pessoas) que o acompanhou?

Desculpem lá. Eduardo dos Santos e o MPLA, partido que só está no poder há 35 anos, não têm culpa de em Angola se morrer à fome e de 68% da população ter apenas uma vaga ideia do que é viver.

Eu sei que em todo o mundo mais de 800 milhões de pessoas enfrentam a fome diariamente e que, a cada minuto, 15 crianças e 15 adultos morrem de fome. Também sei que muitos deles são angolanos. Mas que culpa tem o MPLA? É preciso ter calma. Eles só estão no poder há 35 anos.

Em todo o Mundo, 1,1 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável; 2,5 mil milhões não têm saneamento básico; 30 mil morrem diariamente devido ao consumo de água imprópria. Esta é, igualmente, uma realidade angolana. Mas que culpa tem o MPLA? É preciso ter calma. Eles só estão no poder há 35 anos.

A Sida já infectou mais de 60 milhões de pessoas e tirou a vida a um terço destas; e a malária mata 2,5 milhões de pessoas anualmente. Esta continua a ser uma outra vertente angolana. Mas que culpa tem o MPLA? É preciso ter calma. Eles só estão no poder há 35 anos.

Por esse Mundo, 1,6 mil milhões de pessoas não têm acesso a electricidade e a maioria recorre à queima de combustíveis que provocam a poluição do ar e problemas respiratórios. Queiramos ou não, também aqui Angola dá o seu contributo. Mas que culpa tem o MPLA? É preciso ter calma. Eles só estão no poder há 35 anos.

Segundo o Programa Alimentar Mundial (PAM) da ONU, cerca de 12 milhões de pessoas poderão morrer de fome em Angola, Botswana, Lesoto, Malaui, Moçambique, Suazilândia, Zâmbia. Mas que culpa tem o MPLA? É preciso ter calma. Eles só estão no poder há 35 anos.

Quanto à percentagem de número de partos assistidos por técnicos qualificados, em que a média dos países pobres ronda 34 por cento, Angola tem uma taxa de 23 por cento, atrás da Guiné-Bissau (35%), Moçambique (44%) e Cabo Verde (53%). Mas que culpa tem o MPLA? É preciso ter calma. Eles só estão no poder há 35 anos.

Quanto à taxa de prevalência do vírus HIV/Sida, Angola tem uma taxa de 2,23 nos homens e de 5,74 nas mulheres. Mas que culpa tem o MPLA? É preciso ter calma. Eles só estão no poder há 35 anos.

Sem comentários: