Se Portugal fosse um Estado de Direito, Ricardo Rodrigues, deputado do Partido Socialista, vice-presidente do Grupo Parlamentar e membro do Conselho Superior de Segurança Interna, “arriscava-se a uma pena com prisão até três anos ou multa” por ter “tomado posse” (furtado em português) dos gravadores dos jornalistas da revista Sábado.
Como não é, socialistas e outros portugueses vão continuar a rir e a cantar... a bem do reino das ocidentais praias lusitanas a norte, embora cada vez mais a sul, de Marrocos.
Segundo o Diário de Notícias (DN) de hoje, o deputado do PS, vice-presidente do Grupo Parlamentar e membro do Conselho Superior de Segurança Interna, enfrenta uma queixa por atentado à liberdade de informação.
O que é que isso é? Uma mão cheia de nada, diria Vieira da Silva, “espionagem política, sujeira, coscuvilhice e política de fechadura”, diriam outros dirigentes socialistas.
O Estatuto do Jornalista prevê, para este tipo de casos, “uma pena máxima de dois anos ou multa até 240 dias”. Daí que o Sindicato dos Jornalistas tenha decidido constituir-se assistente no processo levantado pelos jornalistas da Sábado no DIAP de Lisboa, explica o DN.
Isso é o que prevê o Estatuto do Jornalista. Mas o que prevê o Estatudo do Deputado? Pois é. Como muito bem explicou o rapazola que deu de frosques com os gravadores, bem acompanhado por Francisco Assis e Sérgio Sousa Pinto, o que se passou foi apenas a “tomada de posse” daqueles aparelhos.
O jornal dá conta também de que o Sindicato dos Jornalistas “considera que Ricardo Rodrigues poderá responder criminalmente por atentado à liberdade de informação” e ainda que, o deputado “tem a indeclinável obrigação de saber que os gravadores podem conter gravações cuja confidencialidade deve ser protegida”.
Como explicou o deputado do Partido Socialista, vice-presidente do Grupo Parlamentar e membro do Conselho Superior de Segurança Interna, foi para proteger a liberdade de informação que “tomou posse” dos gravadores, não fosse aparecer algum (outro) larápio a simplesmente furtar os gravadores...
Sem comentários:
Enviar um comentário