sábado, abril 19, 2008

Não se preocupem porque são pretos
- Desde 1993 “só” morreram 300 mil

Forças rebeldes lançaram um ataque esta madrugada no Burundi, elevando para mais de 30 o número de mortos desde a ofensiva,
quinta-feira, do movimento Força Nacional de Libertação (FNL).

"Ontem elementos do FNL atacaram a zona de Kamesa (a sul de Bujumbura). Foram reprimidos pelas nossas forças, mas tiveram tempo, antes de fugir, para lançar um obus de Katiucha em direcção à cidade", afirmou um porta-voz do exército, tenente-coronel Adolphe Manirakiza, que não avançou o número de vítimas. Os combates, audíveis em toda a capital burundesa, prolongaram-se por mais de uma hora.

Segundo fontes militares e órgãos de informação locais, seis soldados burundeses e 20 rebeldes foram mortos desde a ofensiva dos rebeldes do FNL, quinta-feira à noite.

De acordo com a rádio Isanganiro (estação de rádio privada local), 10 combatentes do FNL e dois soldados foram mortos e outros dois ficaram feridos em Gihanga (18 quilómetros a norte de Bujumbura) durante os combates de sexta-feira. Esta informação foi confirmada por fontes administrativas no local.

Quatro militares burundeses e 10 rebeldes do FNL foram mortos na primeira ofensiva contra Bujumbura na madrugada de sexta-feira, de acordo com o governo burundês, acusado pelos rebeldes de sabotar o cessar-fogo.

"Desde que o FNL lançou o grande ataque, sexta-feira à noite, o exército passou à ofensiva, (...) queremos impedir que se voltem a reagrupar para atacar a população", afirmou o porta-voz do exército.

O Burundi luta para sair de uma guerra civil iniciada em 1993 e que já provocou a morte de 300 mil pessoas.

Um acordo de cessar-fogo foi assinado em Setembro de 2006 entre o Governo e a FNL, mas a sua aplicação nunca foi concretizada.

O Burundi é um pequeno país de África, encravado entre o Ruanda a norte, a Tanzânia a leste e a sul e a República Democrática do Congo a oeste. É nele que nasce o Rio Nilo.

1 comentário:

Consultor Previdenciário disse...

Olá, estou visitando blogs para saber o que estão fazendo.
Gostaria de convidar que visite meu blog e, se gostar, vote no blogstar.
Usei o forma de comentário, pois não encontrei caixa de recados.