terça-feira, abril 15, 2008

Para bom entendedor meia palavra chega
- Mugabe, Eduardo dos Santos e Samakuva

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, denunciou hoje a "cumplicidade" dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) com o presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, defendendo a necessidade de serem conhecidos os resultados eleitorais.

Para bons entendedores (há poucos) registe-se que curiosamente, ou talvez não, Angola preside ao órgão Político de Defesa e Segurança da SADC que coordena as equipas que supervisionam eleições nos países membros, tendo coordenado as eleições que decorreram em 29 de Março no Zimbabué.

"A atitude dos países da região não é surpresa para nós. A postura dos governos da SADC foi sempre de cumplicidade, uma vez que são camaradas do tempo das guerras de libertação e tudo o que fazem encontra uma certa conivência entre eles", afirmou Samakuva, em declarações aos jornalistas no Porto (Portugal).

Para bons entendedores (há poucos) registe-se que de facto, é natural que, por razões de uma longa amizade entre a ZANU-PF, a FRELIMO e o MPLA, todos no poder desde a independência, Moçambique e Angola vejam com desgosto a eventual saída de Mugabe (“
Daqui não saio e daqui ninguém me vai tirar”).

Para o presidente da UNITA, "os governos dos países da SADC devem tomar uma posição firme, que defenda claramente os princípios democráticos".

Não está nada mal. Angola a supervisionar eleições? Claro! Quem melhor o poderia fazer? Luanda, para além de ter levado ao Zimbabué toda a sua experiência na matéria, aproveita também a aprender com os erros dos outros.

Ou seja, a não cometer nas eventuais eleições de Setembro os mesmos erros que Robert Mugabe e a Zanu cometeram. Por outras palavras, ter arte mestria na forma de viciar os votos e não, como aconteceu no Zimbabué, deixar o assunto na mão de amadores (“Luanda leva a Lusaka todo o saber sobre democracia e transparência”).

1 comentário:

Anónimo disse...

(SADC )-ATÉ PARECE UM GRUPO DE PALHACOS,QUE AINDA NÂO TÊM AS CENAS BEM ENSAÍADAS,PARA APRESENTAREM NAS PECAS TEATRAIS.A SADC É MAIS UMA DAS TANTAS ALIANCAS FANTOCHES QUE EXISTE NO CONTINENTE AFRICANO,TENDO A SUA CABECA AQUELES QUE SÂO CONSIDERADOS,OS MAIS CORRUPTOS DO PLANETA E GRANDES ABILIDOSOS DE FRAUDO ELEITORAIS...