sábado, abril 26, 2008

“Um estado generalizado de autocensura”?
- Semelhanças (não) são mera coincidência

Uma missão internacional de organizações de defesa da imprensa e da liberdade de expressão revelou que “os principais obstáculos para o exercício jornalístico são o crime organizado, a corrupção, a falta de vontade política e a omissão do Governo em proporcionar protecção” e garantir “a segurança dos jornalistas”.

De que país se trata? Aceitam-se sugestões.

O director da International Media Support (IMS), Jesper Hoberg, declarou que esta situação de impunidade “provocou um estado generalizado de autocensura” no país. De que país se trata?

A missão lamenta “o deteriorar da liberdade sindical e das condições laborais dos jornalistas” bem como a excessiva concentração dos meios em algumas mãos, e comprometeu-se a emitir um relatório pormenorizado de recomendações “nas próximas semanas”. De que país se trata?

Os defensores da liberdade de expressão e da imprensa exigem que sejam “tomadas medidas imediatas” que acabem com estes crimes e para que se fortaleça unidade especial para delitos a jornalistas, e que os infractores sejam investigados pelas autoridades. De que país se trata?

Eu sei que há muitas semelhanças com o que se passa em alguns países da lusofonia, a começar por Portugal. Mas não. Não se trata do jardim (cada vez mais deserto e árido) à beira mar plantado que das ocidentais (e cada vez mais poluídas) praias lusitanas… Neste caso a situação refere-se ao México.

Sem comentários: