terça-feira, maio 05, 2009

Família e políticas sociais em debate

Os participantes do X Conselho Provincial da Família que hoje começou no Huambo (Angola) com a presença do governador local, Albino Malungo, estão a abordar os temas "direitos da família", "o estado e as políticas sociais", bem como "a promoção da sustentabilidade do ambiente".

Sob o lema "Família, factor de integração de políticas sociais", o encontro terá a duração de dois dias e conta com 60 participantes, representantes de diversas instituições do Estado, bancps, organizações femininas, juvenis, jornalistas e convidados.

Com estes debates, sob orientação da directora local da Família e Promoção da Mulher, Maria do Rosário Amadeu, pretende discutir-se e traçar acções que visam reforçar as políticas de melhoria das condições socioeconómicas das famílias, especialmente as das comunidades rurais.

Na cerimónia de abertura, o governador Albino Malungo considerou o lema deste encontro "bastante sugestivo", tendo em consideração a necessidade de se fortalecer as políticas e programas públicos que visam a melhoria das condições de vida dos agregados familiares, sobretudo os mais vulneráveis.

Malungo exortou os participantes, a elaborarem conclusões que contribuam para a execução dos vários projectos tendentes ao desenvolvimento das comunidades, pois devido ao conflito armado, as famílias se desintegraram e carecem de uma reestruturação.

Por outro lado, o governador exortou ao Conselho Provincial da Família, a trabalhar cada vez mais forte na luta contra a violência doméstica, violação de menores, trabalho infantil, uso de drogas e outros males que desintegram as famílias.

A educação das crianças na família, o incentivo a produção agrícola e a sensibilização para a preservação do ambiente, foram entre outras as recomendações do governador para os membros do conselho.

Sem comentários: