terça-feira, maio 05, 2009

Formação profissional em alta no Huambo

Mais de 600 cidadãos beneficiaram de formação profissional entre os meses de Janeiro à Março deste ano, na província do Huambo, após frequentarem cursos nas especialidades de informática, carpintaria, serralharia, electricidade civil e automóvel, alvenaria, canalização, bate-chapas e mecânica auto.

Destes, segundo disse hoje à Angop o chefe dos Serviços Provinciais do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (Inefop), José Luís Tchuvila, 290 receberam formação nas unidades móveis do Inefop, que se encontram em funcionamento nos municípios do Huambo e Longonjo, ao passo que os restantes 353 foram formados em unidades de formação de outros organismos e centros privados.

José Luís Tchuvila explicou que os centros de formação profissional existentes na província do Huambo funcionam em duas principais modalidades, os de dependência do Inefop e os de outros organismos ou instituições e também privados.

Neste momento, 907 cidadãos estão a frequentar cursos nos referidos Centros de Formação Profissional, estando previsto para o mês de Junho a conclusão dos mesmos.

Dos 907, 390 estão inscritos nos Pavilhões de Artes e Ofícios do Kuima, Tchikala Tcholohanga e Mungo. Outros 453 estão a ser formados nas unidades móveis do Huambo e Longonjo, enquanto os restantes estão a frequentar cursos em centros de outras instituições e privados.

Na província do Huambo estão actualmente em funcionamento 34 Centros de formação profissional, dos quais 15 estatais e 19 privados. Nos 11 municípios que a província comporta, apenas os municípios do Huambo (capital da província), Caála, Bailundo, Ukuma, Longonjo, Ekunha, Mungo, e Tchikala Tcholohanga contam com centros de formação profissional.

Sem comentários: