terça-feira, maio 05, 2009

Quem precisa de regulação?
Conferência na Universidade do Minho

No próximo dia 15 (sexta-feira) realiza-se na Universidade do Minho (Portugal) a conferência ‘Jornalismo na Europa: Quem precisa de Regulação?‘, organizada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

O encontro propõe-se aproximar perspectivas diferenciadas sobre as profundas transformações que estão hoje a ocorrer no campo jornalístico e respectivos desenvolvimentos ao nível dos mecanismos de regulação.

Analisando as mudanças, procura-se, com esta conferência, contribuir para o desenvolvimento de uma leitura mais complexa das ferramentas reguladoras (internas e externas) com potencial para a defesa do jornalismo como um campo socialmente relevante.

Os desafios colocados pela digitalização dos conteúdos, pela proliferação das plataformas e pelo crescimento exponencial de participantes na esfera pública digital estarão em cima da mesa.

Programa

15 de Maio de 2009 (9h30-18h)B1 (CPII) - Universidade do Minho

09h30: Sessão de Abertura
Moisés de Lemos Martins, Presidente do Instituto de Ciências Sociais, Manuel Pinto, Director do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Denis McQuail, Prof. Jubilado da Universidade de Amesterdão, Helena Sousa, Presidente da Comissão Organizadora

10h30 Intervalo para café

10h45: Reflectindo sobre a Incerteza:
Quadros de Referência para Pensar a Regulação
Josef Trappel, Coordenador do EuroMedia Research Group e Professor da Universidade de Viena, Jeremy Tunstall, Professor Jubilado da City University, Londres, Kees Brants, Professor da Universidade de Amesterdão, Hans Kleinsteuber, Professor Jubilado da Universidade de Hamburgo, Moderação - Elsa Costa e Silva, Investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

12h45 Intervalo para almoço

15h00: Mesa Redonda - Olhares Cruzados sobre as Práticas de Regulação em Portugal
José Azeredo Lopes, Presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Alfredo Maia, Presidente do Sindicato de Jornalistas, Afonso Camões, Presidente do Conselho de Administração da Lusa, Adelino Gomes, Provedor do Ouvinte da RDP
Moderação – Joaquim Fidalgo, Investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

17h00: Sessão de EncerramentoAugusto Santos Silva, Ministro dos Assuntos Parlamentares, Moisés de Lemos Martins, Presidente do Instituto de Ciências Sociais, Manuel Pinto, Director do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

Mais informação em:

Sem comentários: