sábado, maio 09, 2009

«Os jornalismos... segundo Emídio Rangel»

"O reputado jornalista Emídio Rangel acusou, no programa “Politicamente” do Rádio Clube Português, o Partido Socialista (PS) de nunca ter gerido bem a área governativa para a Comunicação Social e de ter mesmo um talento para escolher os piores nomes para a gestão neste sector.

O fundador da SIC, da TSF e autor de um dos projectos recentemente apresentados para o quinto canal de TV em Portugal revelou, por outro lado, que a inaptidão do PS em gerir a Comunicação Social é conhecida desde o alvor da Democracia portuguesa, i.e., desde o emblemático 25 de Abril de 1974.

Emídio Rangel afirmou, sem papas na língua, que o PS, actualmente no poder em Portugal e liderado por José Sócrates, sempre foi desastrado a gerir a Comunicação Social e que o mesmo tem um talento enorme para, entre tanta gente boa, ir sempre buscar as ovelhas ranhosas.

Na referida entrevista, Rangel falou (com conhecimento de causa, pois claro!) igualmente do estado actual do jornalismo. No seu entender o jornalismo em Portugal está degradado e sem princípios éticos e deontológicos.

Que o jornalismo português está na rua da amargura, já todos sabemos. O jornalista Orlando Castro deverá ter sido o primeiro a denunciar, no seu “Alto Hama”, que a inobservância de princípios éticos e deontológicos impera no jornalismo português.

Agora, desconhecia que o PS ao lado do MPLA, no que à gestão da Comunicação Social diz respeito, é, afinal, uma criança que precisa de galgar muitos degraus da vida política José Sócrates e os seus pares, afinal, têm muito que aprender no que à gestão da Comunicação Social diz respeito.

Lisboa, neste domínio, deveria solicitar a assessoria de Luanda e de Paulo Kassoma. Saiba o PS que desde que o MPLA assumiu o poder em Angola que se faz acompanhar de propaganda e meios bélicos como todos os partidos de esquerda pura.

Não quererá o PS seguir o exemplo do partido no poder em Angola? A UNITA, por exemplo, nunca (?) se apercebeu que o MPLA arrasa-a sempre através da Comunicação Social.

Por isso saiba o Galo Negro, e já agora o PS, que o partido no poder em Angola vai continuar a gerir (controlar) como sempre a obtenção do papel, as frequências hertzianas e o que é pior, a vontade de alguns (mas quase todos) jornalistas.»

Fonte: Notícias Lusófonas/Jorge Eurico
http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=22447&catogory=JEurico

Sem comentários: