quinta-feira, maio 07, 2009

Paz potenciou o crescimento da Chipipa

As condições sociais e económicas da população da Chipipa, no município do Huambo, registam um crescimento significativo nos últimos sete anos, com a construção e reabilitação de infra-estruturas.

Em entrevista à Angop, o administrador da Chipipa, João Tibúrcio, revelou que nos sete anos de paz, o governo melhorou consideravelmente o nível de vida das populações, com a colocação de infra-estruturas escolares e unidades sanitárias, reabrindo as estradas e construindo pontes.

João Tibúrcio referiu que o governo prestou uma especial atenção ao sector da agricultura, aumentando as áreas de produção agrícola, com a fixação na região de grandes agricultores com um potencial de meios mecanizados, bem como a criação de gado bovino e outras espécies de animais domésticos.

Na Chipipa assiste-se também ao nascimento do sector industrial, do qual é referência a montagem da fábrica de Água Mineral, que brevemente estará em funcionamento, e a criação de condições para instalação de uma unidade fabril de óleo de palma, assim como um matadouro industrial, o que vai criar novos postos de trabalhos.

João Tibúrcio assegurou que o desenvolvimento social e económico reflecte-se igualmente no sector da educação, que ganhou um novo ritmo com a instalação do ensino pré-universitario.

Na Chipipa, está em curso a construção de novas infra-estruturas escolares nas áreas de maior concentração populacional e, nestes sete anos de paz, o número de escolas passou para 33 em pleno funcionamento, reduzindo para menos de mil alunos fora dos sistema escolar no presente ano escolar.

João Tiburcio disse, por outro lado, que as comunidades unidas contribuíram para a construção de cinco escolas comunitárias, esforços que se junta ao do governo na criação de infra-estruturas onde mais de 10 mil alunos matriculados no presente ano lectivo recebem aulas ministradas por 153 professores.

No sector da saúde, o administrador comunal da Chipipa assegurou que a rede sanitária faz-se sentir em toda extensão da localidade com a construção de sete postos e dois centros de saúde, encurtando as distâncias que as populações percorriam para terem uma assistência primária na sede.

De acordo com João Tibúrcio, a Direcção Provincial de Energia e Água está a reabilitar a central de captação e tratamento de água potável, avariada há mais de três anos, bem como na abertura de um canal de sistema por gravidade que vai abastecer sete aldeias do interior da comuna.

A sede comunal da Chipipa, está permanentemente iluminada 12 horas ao dia, por intermédio de um grupo de 150 kvas e o governo local adquiriu mais um gerador para permitir a iluminação 24/24 horas. Estão igualmente iluminado os sectores de Betânia, Sacalangue e do Mande.

A comuna da Chipipa, situada a 22 quilómetros a norte da cidade do Huambo, possui uma superfície de 913 quilómetros quadrados com um clima tropical temperado, com um universo de 37 mil 500 habitantes na sua maioria camponesas, que produzem principalmente milho, feijão, trigo, batata doce e rena, bem como hortícolas diversas.

1 comentário:

Unknown disse...

Vivi uns anos na Chipipa.
Recordo os bons anos da minha infância explorando todos os arredores dessa bela terra.
Avantino Beleza
Valzenhinhos, Lote 3
3650-010 Alhais
Portugal