domingo, maio 10, 2009

Semana cultural da CPLP em Lisboa

A Semana Cultural da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Lisboa, a decorrer até 14 de Maio, incluirá debates, sessões de poesia, música, documentários e palestras.

Uma iniciativa de Portugal, que assumiu a presidência da CPLP, a semana cultural lusófona, iniciada segunda-feira, prossegue na próxima segunda-feira, 11 de Maio, com um debate sobre “Género e Diversidade Cultural”, organizado pela Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa (CSPLP), que se realizará no Auditório da UGT, pelas 14:30.

Às 18:00, a missão do Brasil junto da CPLP apresentará uma tarde de poesia, com um documentário em vídeo intitulado “Carlos Drummond de Andrade” e ainda “Mensagem”, poemas musicados de Fernando Pessoa.

No dia seguinte, terça-feira, às 10:00, decorrerá no Centro Científico e Cultural de Macau um Fórum sobre a Língua Portuguesa, em que participam o escritor guineense Tony Tchek, e o embaixador Lauro Moreira, da missão do Brasil junto da CPLP, que falará sobre a “Universalidade de Machado de Assis” e apresentará o documentário “Alma Curiosa de Perfeição”.

Na quarta-feira, pelas 18:00, será exibido na missão do Brasil o filme “A Guerra de Canudos” e às 19:00 realiza-se na embaixada são-tomense a sessão de abertura do Dia de São Tomé e Príncipe, seguindo-se o visionamento de uma exposição de fotografias, um cocktail e a actuação de um grupo musical de jovens são-tomenses.

O Dia de Timor-Leste assinala-se a 14 de Maio, o último dia desta semana cultural organizada com o apoio do Secretariado Executivo da CPLP, Câmara Municipal de Lisboa e RTP e o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos.

Pelas 18:00, na missão de Timor-Leste, realiza-se o colóquio “10 Anos sobre o Referendo (Estado, Igreja, Educação)”.

Para trás, ficam, depois da sessão de abertura, que decorreu a 04 de Maio no Palácio Foz, com um recital de poesia, a apresentação do projecto Mares - Olhares da Língua Portuguesa, no âmbito do qual será publicado um livro com contos e imagens de 26 duplas de escritores e fotógrafos lusófonos, um colóquio sobre a Cidadania na CPLP e uma palestra intitulada “Ecos da Literatura Brasileira em Cabo Verde”, proferida pelo escritor cabo-verdiano Germano Almeida.

Sem comentários: