segunda-feira, maio 04, 2009

Liberdade de imprensa e os seus limites
na RTP2, quinta-feira, às 23,30 horas

As relações entre o poder e os media nunca foram pacíficas. O conflito entre o desejo de segredo dos aparelhos de governo e a função informativa dos media esteve sempre presente, com maior ou menor intensidade, ao longo da história.

Em situações extremas, quer os governos quer os media ultrapassam os limites da legalidade, mas num Estado de direito o respeito pela liberdade de expressão e outros direitos individuais deve estar balizado pelas leis e ser garantido pelos tribunais.

No programa do Clube dos Jornalistas, que será transmitido quarta-feira, na RTP2 pelas 23,30 horas, será discutidor, em especial, a colisão entre a liberdade de imprensa e o direito ao bom nome e reputação.

Onde está a fronteira? Deve ou não prevalecer o direito à informação? Que limites existem à difusão de informação?

Os convidados em estúdio são o professor da Universidade de Coimbra Jónatas Machado e os jornalistas José Carlos de Vasconcelos e Joaquim Vieira. A moderação é de João Alferes Gonçalves.

O programa inclui depoimentos dos jornalistas Daniel Ricardo, da Comissão da Carteira de Jornalista, Orlando César, presidente do Conselho Deontológico, e José Manuel Barata-Feyo.

Sem comentários: