quarta-feira, maio 05, 2010

A propósito de uma profissão quase extinta

«O Interesse Público, o Factor Humano, a Actualidade, a Proximidade Geográfica, a Relação Política e Cultural entre povos e Estados são condições que, em qualquer órgão de Comunicação Social do mundo que se preze, concorrem para que um facto seja digno de ser noticiado onde haja jornais e jornalistas que respeitem e, acima de tudo, acatem e apliquem com rigor os seis elementos para que uma notícia seja digna de merecer esse título, notícia.

Um facto que por omissão ou deliberada ignorância de um redactor não responda aos seis elementos, designadamenteo “Quem”, “Quê”, “Quando”, “Onde”, “Como” e “Porquê” pode ser tudo (e mais alguma coisa), mas não nunca uma notícia.

Pelo menos assim foi que aprendi nas aulas da cadeira de “Teoria Jornalística”, ministradas há cerca de 19 anos no curso Médio de Jornalismo no Instituto Médio de Economia de Luanda- IMEL.

Aprendi estas técnicas e continuo a aprender cada vez mais porque, a cada 24 horas que transcorrem, confesso, concluo que pouco ou nada sei sobre esta nobre profissão e ao mesmo tempo sacerdócio, a de Jornalista, que abracei há cerca de 18 anos.

Por isso não me coíbo de aprender (até porque no exercício da modéstia e fazendo jus à educação que me deu a dona Maria Helena, a minha mãe) com o colaborador de luxo que o Notícias Lusófonas, e a direcção pode-se gabar disso, tem no exímio Jornalista angolano Orlando Castro, que qualquer jornal editado em Língua Portuguesa em qualquer parte do mundo gostaria de o ter entre o seu corpo redactorial.

Afora este a parte, apraz-me dizer que tenho constatado em alguns, mas quase todos os órgãos de Comunicação Social portugueses, um desrespeito total aos factores que concorrem para uma notícia.

A provar isso está a ausência de um noticiário constante, actual, preciso, rigoroso e sério sobre Angola e outros países africanos falantes da língua portuguesa nas páginas dos matutinos portugueses.

O facto de quando logo pela manhã nos propomos a tomar primeira xícara de café do dia e abrimos o "Jornal de Notícias", o "Diário de Notícias", o "Correio da Manhã", o "24 Horas" e tantos outros e não encontrarmos notícias referentes a Angola, lembra o abandono e a distância maldoso e propositado de um pai em relação aos filhos.

É hora de a Comunicação Social lusa começar a escrever de forma mais séria e competente sobre o País com quem Portugal mantém uma relação de amor e ódio… especial.

Se assim não acontecer, continuaremos a ter manchete nos grandes jornais portugueses que (pasmem se quiserem!) afinal o Caminho-de-ferro de Benguela fica lá para as bandas da Lunda-Norte ou ainda que em Moçambique a segunda causa de mortalidade é a queda de cocos de coqueiros sobre as cabeças dos moçambicanos.

Quer-se continuar nesta toada? Pessoalmente não acredito!»

Jorge Eurico no Notícias Lusófonas
http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=26566&catogory=JEurico

Nota: Obrigado pelas elogiosas mas imerecidas palavras sobre mim, apesar de continuar a pôr o poder das ideias acima das ideias de poder, porque não se é Jornalista (digo eu) seis ou sete horas por dia a uns tantos euros por mês, mas sim 24 horas por dia, mesmo estando desempregado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Dr.Orlando Castro, só lhe peço que continue a ter força para escrever.
Quanto à barriga!!!, é só fazer um apaelo aqui na net, que vão aparecer muitos ajudar

FORÇA,FORÇA