Este é um texto de mera futurologia que, na verdade, espero nunca corresponda minimamente à realidade. Baseia-se num artigo hoje publicado no Jornal de Notícias (Portugal) sobre Robert Mugabe e o Zimbabué.
Enquanto os dirigentes da União Africana (UA) se mostram preocupados por não conseguirem falar com o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos ordenou uma limpeza à Comissão Eleitoral "por fraude na contagem de votos".
As últimas informações de Luanda dão conta de que dezenas de técnicos e funcionários da Comissão Eleitoral foram detidos por, segundo o Governo, "desviarem milhares de votos que expressamente eram do MPLA".
As últimas informações de Luanda dão conta de que dezenas de técnicos e funcionários da Comissão Eleitoral foram detidos por, segundo o Governo, "desviarem milhares de votos que expressamente eram do MPLA".
Tudo leva a crer que a estratégia de Eduardo dos Santos passa por pressionar a Comissão Eleitoral de modo a que, diz um observador, "como aconteceu noutras eleições, os resultados venham a dar o MPLA como vencedor".
O próprio presidente da UA, e também da Tanzânia, Jakaya Kikwete, acredita que o silêncio de Dos Santos "faz temer o pior, sobretudo quanto à transparência e verdade das eleições".
Por outras palavras, segundo a análise de especialistas, Dos Santos cometeu o "erro" de deixar publicar os resultados das eleições parlamentares, onde o seu partido (o MPLA) perdeu a maioria, pelo que "agora vai obrigar a Comissão Eleitoral a dar o dito por não dito".
Com a Oposição, liderada pela UNITA, a garantir que venceu as eleições, o clima de confronto ganha contornos cada vez mais nítidos. Ao que tudo indica, o próprio Supremo Tribunal, a quem a Oposição recorreu exigindo a rápida divulgação dos resultados, está dependente da decisão de Eduardo dos Santos.
Em defesa de Dos Santos saiu o presidente de Moçambique, Armando Guebuza, para quem o que se passa em Angola "é perfeitamente normal", acrescentando que "a comunidade internacional não deve pressionar nem imiscuir-se na soberania do país".
2 comentários:
Espero e desejo que os teus poderes futurológicos nunca se venham a realizar, mas...
Também não acredito nos poderes dos tarólogos e afins e vejo sempre o meu horóscopo...
Kandandu
EA
NÂO ADMITIR QUE TAL TAMBÉM PODERÁ ACONTECER EM ANGOLA APÔIS ELEICÔES,É O MESMO QUE DIZER QUE O MPLA NÂO É TÂO FANTOCHE QUANTO A ZANU-PF.SENHORES LEITORES,COM TODO O RESPEITO QUE ME MERECEM PERMITAM-ME POR FAVOR;UTILIZAR ESTA VELHA EXPRESSÂO POPULAR,PARA COMPARAR ESTES DOIS(PARTIDOS). ( A CARA DE UM É O KU,DO OUTRO).QUEM TEM ACOMPANHADO AO LONGO DESTES 32 ANOS DE DESGOVERNACÂO POR PARTE DO MPLA,DEVE ESTAR PREPARADO E ESPERAR POR TUDO.NÂO DEVEMOS TER MUITAS ILUSÔES ATÉ PORQUE A PRATICA E O COMPORTAMENTO DO MPLA,CLARAMENTE NOS TEM MOSTRADO, DAQUILO QUE ELES SÂO CAPAZES.É VERDADE QUE NÂO DEVEMOS CRUZAR OS BRACOS E NOS DEIXARMOS ENGOLIR,MAIS SIM TEMOS QUE TER CONSCIÊNCIA DOS CONDICIONALISMOS DAS NOSSAS LIMITACÔES.NATURALMENTE,GOSTARIAMOS E ESPEREMOS QUE O ACTO ELEITORAL EM ANGOLA DECORRA,NUM CLIMA DE RESPEITO MÚTUO E QUE SEJE UM PROCESSO TRANSPARENTE.TEMOS MESMO QUE SER CAUTELOSOS PARA NÂO SERMOS APANHADOS DE SURPRESA;PORQUE COMO DISSE;DESTE MPLA PODES PODEMOS ESPERAR TUDO.O MPLA É MATRÉIRO E SABE QUANDO DEVE DEIXAR AS POMBAS VOAREM,PARA QUANDO POIZAREM,NUNCA MAIS SE LEVANTAREM.SÂO VÁRIOS ANOS DE ROUBALHEIRAS,E NÂO ACREDITO QUE ESSES MESMOS LADRÔES,UM DIA ABANDONEM O PODER QUE FEZ DELES,MULTIMILIONÁRIOS.OS DADOS E AS CARTADAS PARA O JOGO DAS ELEICÔES;HÁ BASTANTE QUE ESTÂO BARALHADAS E POR ISSO NÂO ESTÂO PREOCUPADOS COM NADA ATÉ PORQUE COM VOTOS OU SEM VOTOS O MPLA CONTINUARÁ NO PODER,QUANDO QUISEREM E LHES APETECEREM,NEM QUE PARA TAL MUITOS DE NÓS TENHAMOS QUE SER ENTERRADOS VIVOS.ESTOU CERTO DE QUE MUITOS UM DIA IRÂO SE LEMBRAREM DESTAS MINHAS PALAVRAS.( K.MULEMBA).BLN
Enviar um comentário