terça-feira, maio 01, 2012

Para o JA, eólica e solar são a mesma coisa!


A sabedoria e perspicácia dos sipaios do regime angolano são algo que deve ser enaltecido. Quando querem eles são mesmo… bons!

Esta história da energia solar recorda-me uma outra, passada em Junho de 2009, quando o director-executivo do Comité Organizador do Campeonato Africano das Nações2010 (COCAN) foi a Lisboa mostrar que quando se junta petulância e ignorância o resultado é explosivo.

António Mangueira, que fazia a primeira apresentação da CAN 2010 na capital portuguesa, lembrou que, “para quem conhece um pouco da história de Angola”, nos tempos dos portugueses “o Lubango era chamado de Nova Lisboa”.

Sem mais nem menos. António Mangueira ao seu melhor estilo e numa relevante demonstração dos seus conhecimentos da história de Angola. Só faltou dizer que, se calhar, a cidade do Huambo era chamada para aí (deixa lá ver!) de Sá da Bandeira...

Segundo disse na altura António Mangueira, "os estádios vão ser entregues dentro dos prazos. O de Cabinda e de Lubango, por serem mais pequenos, vão estar concluídos em Setembro, o de Benguela em Outubro. Provavelmente, haverá mais pressão sobre o Estádio de Luanda, estando prevista a sua entrega a 1 de Novembro, para ser inaugurado oficialmente a 11".

Mas, fazendo fé na nova história de velha história de Angola, agora rescrita por António Mangueira, será que Cabinda não fica no sul? Ou será que a velha Nova Lisboa dos portugueses (Lubango) está agora no Leste?

Para o sucesso da construção de um estádio com capacidade para 50 mil espectadores em apenas 18 meses, António Mangueira revelou que está o facto de contarem com a "sorte de ter empreiteiros chineses, com grande mobilização de recursos, trabalhando inclusive em turno nocturnos".

Mas se o Lubango era a Nova Lisboa de António Mangueira, não serão os chineses norte-coreanos ou, para trabalharem durante a noite, congoleses disfarçados?

Quanto ao orçamento investido pelo governo angolano nas infra-estruturas da CAN2010, o director-executivo escusou-se a revelar valores, apenas indicando que a organização estava "dentro do tecto orçamentado" aprovado nos dias de "crise que também afecta o país".

Será mesmo assim? Não estará António Mangueira a rescrever a história e chamar tecto ao soalho e crise à abundância?

Questionado em relação aos aeroportos angolanos estarem preparados para acolher os adeptos, António Mangueira explicou que todas as aerogares iam ter uma área específica para a CAN2010.

Será? Não sei. Se o Lubango era Nova Lisboa, se calhar os aeroportos vão acolher os navios e os portos os aviões...

Sem comentários: