terça-feira, maio 22, 2012

Um Presidente espetador e sem corretor?


O Presidente da República portuguesa, Cavaco Silva, salientou hoje a sua participação na ratificação do Acordo Ortográfico em Portugal, mas confessou que em casa ainda escreve como aprendeu na escola.

Quanto mais não seja e para esclarecer dúvidas, os portugueses ficaram a saber que, pelo menos, o presidente escreve e andou na escola. E para chegar onde chegou não foi com certeza um mero espe(c)tador.

Durante a inauguração da Feira do Livro de Díli, Cavaco Silva visitou as várias bancas e, numa delas, destacou os livros já adaptados ao novo Acordo Ortográfico.

Questionado se se adaptou à nova grafia, o Presidente da República lembrou que o Acordo Ortográfico foi ratificado pela Assembleia da República (que é aquele prostíbulo mental onde há cada vez menos gente séria) e entrou em vigor para os serviços públicos em 2012.

“Todos os meus discursos saem com o acordo ortográfico mas eu, quando estou a escrever em casa, tenho alguma dificuldade e mantenho aquilo que aprendi na escola. Mas isso é algo privado em casa, coisa diferente é a divulgação oficial de todos os documentos da Presidência”, sublinhou, salientando que não só concorda com este Acordo como participou activamente na ratificação.

“Quando fui ao Brasil em 2008, face à pressão que então se fazia sentir no Brasil, o Governo português disse-me que podia e devia anunciar a ratificação do acordo, o que fiz”, lembrou.

Cavaco bem poderia, para exemplificar, recordar o que disse o juiz Rui Estrela Oliveira, do Tribunal de Viana do Castelo: "De início, o corretor da sala 3 assumia a função de corretor do corretor da sala 2, para depois passar a ser o corretor de todos, até do corretor da última sala que, confrontado com a situação, esboçou um sorriso".

O texto é obviamente indecifrável. Mas, com o tal Acordo Ortográfico o corrector perdeu o 'c' e dá no que dá.

Poderia, igualmente, apresentar o exemplo que se segue, cuja autoria é do meu amigo Hernâni Von Doellinger: “Qual é a diferença entre um espetador e um espetador? Numa tourada, por exemplo, o que é que distingue os espetadores dos espetadores? Uns pagam bilhete e os outros fazem os touros pagá-las, é isso? E espetadores de gelo: são adereços muito jeitosos para filmes de suspense ou uma audiência que não reage, por melhor ou pior que a fita seja? O que devo pensar quando leio um título de jornal que me diz que "Acidente em rali francês provoca a morte a dois espetadores"? E, já agora, no voyeurismo, quem é o verdadeiro espetador: o que fica a ver ou o que copula?”

Para mim o importante é que nós os fumantes (ou fumadores?) continuemos de facto (ou de fato?) de barriga cheia de filé (ou bife?), conscientes de que as enquetes (ou sondagens?) serão favoráveis aos adeptos (ou à torcida?) que usam celular (ou telemóvel?).

Além disso, pelo sim e pelo não, vou guardar no freezer (ou no frigorífico?) uma fotocópia (ou xerox?) do Acordo Ortográfico, enquanto brindamos com um fino (ou com um choupe?).

Sem comentários: