quarta-feira, março 26, 2008

Afinal, dizem-me, os angolanos
sabem o que a UNITA vai fazer

A propósito da minha pergunta: saberão os eleitores angolanos (para os que são angolanos mas não são eleitores se calhar a questão é irrelevante) qual é o programa de Governo da UNITA, quem são os seus potenciais ministros? colocada no texto Ser governo não é só chegar ao poder, o meu amigo Uabalumuka resolveu, e bem como é habitual, esclarecer-me.

Segundo ele, “a UNITA apresentou ao longo dos últimos dois anos vários documentos sobre o que pensa fazer no futuro, quando chegar ao Governo”, dizendo-me que “basta consultar o seu site oficial (www.unitaangola.com) para lá encontrar documentação variada sobre o assunto”.

Aconselha-me a leitura de um documento intitulado "Dez teses...", ou o discurso do Presidente da UNITA dirigido à Nação no começo do novo ano ou, mais recentemente, no dia em que a UNITA fez 42 anos, o discurso de Isaías Samakuva que “segundo os observadores atentos é um programa de governo”.

Uabalumuka diz, contudo, que “em devido tempo, o programa oficial será apresentado”, se bem que me aconselhe também a ler um livrinho, de seu nome "A via da recuperação nacional de Angola: definição dos princípios e objectivos" que, embora um bocado antigo, foi publicado em 1984 pela UNITA, “espantosamente tem sido usado em alguns dos meios académicos angolanos para discussões sobre o que se pode fazer”.

Acrescenta Uabalumuka que “quanto ao que os homens da UNITA andam a fazer, as pessoas em Luanda e em Angola, (as que não são autistas) sabem. Por alguma razão a Rádio Despertar se tornou num ano a rádio mais ouvida de Luanda...”

Pelos vistos tenho andado distraído. Mas, se a minha ignorância nesta matéria não aquece nem arrefece, o mesmo não se poderá dizer da (suposta) ignorância dos que por terem direito a voto (angolanos de primeira) vão decidir quem vai governar Angola.

Por mim, fico à espera de que, “em devido tempo, seja apresentado o programa oficial”.

Sem comentários: