terça-feira, março 04, 2008

Gino Neves lançou um boato para servir alguém ou apenas para matar Salsinha?

Tanto quanto sei, Gino Neves não é propriamente um pé descalço (sem ofensa para estes que em Timor-Leste são infelizmente mais do que as mães). É, mesmo que isso pouco significado tenha, comandante da Polícia Militar timorense.

E foi Gino Neves que, não à televisão e à agência de notícias do Burkina Faso, mas à RTP e à Lusa, disse que Gastão Salsinha, ex-tenente das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), se tinha rendido e apresentado ao pároco de Gleno, distrito de Ermera.

Ao que parece (em Timor o melhor é falar sempre sem certezas), Gino Neves limitou-se a propalar mais um boato, sem que ninguém com autoridade (se é que alguém, para além dos australianos, a tem) lhe puxasse as orelhas.

A quem interessou o lançamento deste boato? Se calhar apenas aos que não estão nada interessados em conhecer a verdade, ou o que dela for mais próximo, sobre os ataques a Ramos Horta e Xanana Gusmão.

Gino Neves deverá, contudo ser promovido. Não pode ficar sem valorização o frete feito a alguém, seja esse alguém timorense ou não. Um dia destes, se isso der jeito aos australianos, vamos saber as razões pelas quais o comandante de Polícia Militar meteu água.

Antes disso veremos o que vai acontecer a Gastão Salsinha. Será perdoado pela dupla Horta/Xanana, como fez o primeiro em relação a Alfredo Reinado? É bem provável que sim. Como também me parece provável que o perdão seja dado a título… póstumo.

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

Mas se a memória não me falha nem me atraiçoa, tenho ideia de ter ouvido um senhor em tudo semelhante a Xanana Gusmão também afirmar que ele se tinha entregado.
provavelmente fui eu que sonhei...
kandandu
Eugénio Almeida