sexta-feira, março 07, 2008

Afinal João Gomes Cravinho continua…

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação português, João Gomes Cravinho, disse hoje que ainda não há nenhum pedido oficial das autoridades guineenses para substituir o cônsul de Portugal na Guiné-Bissau.

Se calhar, digo eu, houve um engano dos guineenses. Penso que o que eles deveriam querer era substituir o próprio João Gomes Cravinho.

Digo isto porque, inteligentes como são, os guineenses já sabem que quando Nino Vieira morrer (mas só depois disso), lá vai João Gomes Cravinho dar uma entrevista ao Expresso para dizer que Nino foi um Hitler africano.

Na sexta-feira, a chefe da diplomacia da Guiné-Bissau, Maria da Conceição Nobre Cabral, disse, numa sessão do parlamento guineense, onde foi chamada de urgência, que ia pedir a substituição do cônsul português no país, Eduardo Rafael.

A afirmação da ministra dos Negócios Estrangeiros guineense foi feita na sequência de queixas de deputados guineenses sobre alegado "tratamento indigno" a cidadãos guineenses.

É claro que João Gomes Cravinho é amigo da Guiné-Bissau. Ontem assinou o Programa Indicativo de Cooperação para os próximos três anos, orçado em 35 milhões de euros...

Sem comentários: