sábado, março 29, 2008

Faço minhas as tuas doridas palavras
meu caro irmão e amigo Uabalumuka

«A hora é de dor, de luto, mas também de raiva. Um edifício de sete andares, situado no município do Rangel, ruiu. Desabou. O edifício, ocupado pela DNIC (Direcção Nacional de Investigação Criminal), servia de prisão para as pessoas que esperavam investigações diversas. Por outras palavras pessoas ainda inocentes (o que para o caso não é muito importante).

Segundo as informações o edifício começou a ruir pela uma hora da manhã, e desabou às 4:30 horas. Durante 3 horas e meia, NINGUÉM evacuou as pessoas, nem detidos, nem funcionários.

O edifício tinha tido obras meses atrás. De fachada obviamente. Para jornalista e estrangeiro ver. Um dos responsáveis no local deu como primeira causa do desabamento a idade... A idade???

Para além da dor, das lágrimas com que os meus olhos teimam em encher-se, não consigo deixar de sentir raiva, raiva pela incúria, pelo desmazelo, pelo desprezo pelas pessoas com que o MPLA governa Angola.

Enquanto o Presidente faz obras sumptuosas (cortando até ruas) e constrói palácios para viver, enquanto que dirigentes do MPLA, gastam fortunas comprando mansões no Alvalade ou em Luanda Sul, enquanto que as empresas estrangeiras e até nacionais gastam centenas de milhões de dólares em prédios de dezenas de andares um pouco por toda a Luanda (que esperam alugar por fortunas mensais), enquanto um grupo de imitadores patéticos gastam biliões de dólares ao estado angolano para construir duas penínsulas privadas em plena baía de Luanda, assoreando esta e fazendo com que num futuro próximo a Ilha de Luanda vá desaparecer, os edifícios governamentais seguem sem reabilitação, sem cuidados, sem elevadores, sem água, muitas das vezes sem portas e sem janelas decentes, sem pinturas, sem cuidados de alguma espécie, esperando apenas o desabamento.

Quem assumirá a culpa de toda esta desgraça?

Ninguém, porque o MPLA nunca se considera culpado de ter desgraçado o País, porque o senhor Engenheiro nunca se considera culpado de ter desgraçado o País.

Os angolanos em geral, e os familiares das vitimas, vão mais uma vez gritar a sua dor, mas ninguém os vai consolar, ninguém os vai indemnizar.

Até quando, até quando vamos aguentar estes corruptos? Até quando vamos sofrer estas humilhações diárias?»

Ver também
http://umdiateremos.blogspot.com/

2 comentários:

ELCAlmeida disse...

É da idae? um edifício com cerca de 30 anos? O problema do edifício é que estava implantado numa região onde as chuvas têm sido inclementes.
Houve sim, mas incúria como Gil Gonçalves alertou nas suas crónicas n'O Observador sob o título "O Prédio" e que a este dizia respeito.
Kandandu
EA

Anónimo disse...

É de louvar a existência de homens como tu.
Bem hajas!