sexta-feira, março 07, 2008

Concurso lusófono para estimular a leitura

Um grupo de professores e alunos de Portugal lançou o concurso de vídeo "BiblioFilmes - Livros, Bibliotecas, Acção!", com o objectivo de promover a leitura. O concurso, que é apoiado pelo Plano Tecnológico e pelo Plano nacional de Leitura, está aberto até ao próximo dia de Abril e admite vídeos com duração entre os 30 segundos e os três minutos sobre a temática dos livros e as bibliotecas e abrange todos os países lusófonos.

"A ideia nasceu da preocupação que um grupo de professores amantes de bibliotecas, de que faço parte, tem em promover a leitura e o livro através da utilização das novas tecnologias", disse uma fonte da organização à Lusa.

A resposta encontrada foi a criação de um concurso inovador que pretende lançar um desafio à comunidade da Língua Portuguesa que frequente uma biblioteca ou goste de ler livros a fazer um filme (em vídeo ou telemóvel) a contar a sua história e provar o quanto gostam de ler, da sua biblioteca e dos livros.

Os interessados em participar devem colocar o vídeo - que pode ser produzido em câmara de vídeo ou no telemóvel - no portal YouTube e enviar o respectivo link para o blogue da iniciativa http://bibliofilmes.blogspot.com até 2 de Abril, data escolhida por ser o Dia Internacional do Livro Infantil.

Neste site - assim como na página oficial da iniciativa http://bibliofilmes.com - os concorrentes poderão encontrar o regulamento do concurso e os conselhos técnicos para efectuar o carregamento dos seus filmes.

"O concurso está aberto a todos professores, alunos e funcionários de bibliotecas, mas também a qualquer pessoa que tenha um especial gosto pela sua biblioteca preferida, independentemente de ser pública, privada ou escolar", disse Vítor Meneses.

Depois de enviado o link, os vídeos são carregados para o site do concurso, onde serão visionados e votados por um júri e pelo público em geral.

A 23 de Abril (Dia Mundial do Livro) serão anunciados os vencedores das duas categorias: Votação Popular e Votação Júri.

"O concurso conta com o patrocínio da firma El Corte Inglés e com o apoio do Gabinete do Plano Tecnológico, que viu interesse na iniciativa, por se enquadrar nos seus objectivos", disse Vítor Menezes. Os prémios são constituídos por material multimédia.

O concurso é aberto a todos os oito países da CPLP Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) bem como às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

Sem comentários: