segunda-feira, julho 06, 2009

A crise "não é para todos" e "muitos senhores deviam estar presos"

Alguém acusou o Governo de Portugal de, nestes quatro anos, apenas exigir sacrifícios "àqueles que menos têm", enquanto que os "senhores" alcançam "lucros escandalosos" e "muitos deles deviam estar presos".

"Afinal a crise não é para todos, é para quem trabalha, vive da sua reforma, pensão ou pequeno rendimento. Para os 'senhores' é à vara larga e muitos deles deviam era estar presos, tendo em conta aquilo que fizeram na banca e em termos de corrupção", afirmou.

Aludindo à política "profundamente fracassada" do Governo PS, esse alguém referiu que, durante estes quatro anos, foram exigidos "sacrifícios" à "maioria do povo", primeiro em nome do "combate ao défice das contas públicas" e depois, passada "essa fase ou essa farsa", para responder à crise internacional.

O primeiro-ministro, José Sócrates, disse esse alguém, "encontrou outro culpado" para exigir sacrifícios, "desvalorizando os salários, pensões e reformas, aumentando o desemprego, levando milhares e milhares de pequenos empresários e agricultores à ruína".

Segundo esse alguém, Sócrates "nunca explicou ao povo, e devia explicar, porque é que, num quadro de crise ou mesmo de combate ao défice, exigiu sacrifícios apenas àqueles que menos têm e menos podem".

Já os "principais responsáveis da crise", que são "o sector financeiro e imobiliário", frisou, "continuam a alcançar lucros escandalosos de um milhão de euros por dia, como se verificou neste primeiro trimestre" do ano.

"Os 17 maiores grupos económicos conseguiram cerca de 1.170 milhões de euros de lucro nestes três meses", acrescentou.

E quem é esse alguém? Confira na
sociedade portuguesa...

1 comentário:

entremares disse...

Já te decidiste, então ?

- Já… vou votar no Partido X.

- No Partido X ? Não estás a falar a sério, pois não ?

- Estou, sim… e tu, como vai ser ?

- Ora, como havia de ser ? Vou manter-me no mesmo…

- Vais votar nos vigaristas do Partido Y ? Não posso crer… Depois de tudo o que têm feito…

- Ora… também não é preciso exagerar…não foi tudo ruim…

- Claro que foi. Eu nem posso acreditar que tu, uma pessoa esclarecida e sempre tão bem informada… vá fazer uma coisa dessas…

- Hum… sabes como é… sou empresário… tenho uma empresa para tratar, salários para pagar ao final do mês… tenho que pensar no futuro…

- Eu também tenho que pensar no futuro… e olha que até falei com alguns dirigentes do Partido X… e eles têm umas propostas bem interessantes, coisas sérias, sabes?

- Coisas sérias? Como por exemplo ?

- Por exemplo… sei lá, agora de momento não me vem assim nenhuma à memória… mas sei que vão fazer coisas boas, têm lá gente capaz…

- Tu só dizes isso porque tens um bom emprego, um emprego estável… se fosses empresário como eu…. Terias que andar sempre com eles nas palminhas das mãos, sabes ? Um concurso público aqui, uns projectos ali…

- Pois… por isso é que votas neles… tens já os teus amiguinhos importantes, hem ? Quem diria, quem diria…

- Não sei porque estás a estranhar… tu não vais fazer o mesmo ?

- Eu ? Claro que não. Eu não sou empresário.

- Pois não… mas és banqueiro, o que é muito melhor. Vá… conta lá… onde é que foste passar as férias, pagas pelo banco ? Às Caraíbas, certamente…

- Shiu… vê lá se falas mais baixo… e nem fiques a pensar que todos os bancos são assim… o nosso é especial, somos todos gente honesta e trabalhadora… e a propósito, para que saibas, não fui às Caraíbas, está bem ? Fui às Maldivas, às Maldivas…

( Uma boa semana... )