quinta-feira, julho 16, 2009

Governador sugere academia de Umbundu

O governador da província do Huambo (Angola), Albino Malungo, sugeriu a criação de uma academia de língua nacional Umbundu, por forma a estimular as pessoas a aprenderem e falarem este idioma, que considera ser "parte indelével da cultura da região" sul do país.

Falando à imprensa, no final de uma visita a algumas dependências da Direcção Provincial da Cultura, o governante referiu que, com a implementação desse e de outros projectos daquele organismo, a província poderá tornar-se, no futuro, "um grande pilar na preservação e valorização da cultura nacional".

Albino Malungo prometeu também maior atenção ao sector da cultura, porque contribui para o reforço da cidadania e valorização da história do povo angolano.

O governador anunciou para Agosto a realização de uma sessão especial do governo da província, na qual os membros do seu executivo irão analisar os projectos apresentados pela direcção da cultura, tendo afirmado que ficou "encantado" com os programas.

Para si, a Direcção Provincial da Cultura, que pretende implementar esses projectos nos próximos quatro anos, "continua a dignificar a província", pois os seus quadros "sabem perfeitamente o que estão a fazer para o bem das futuras gerações".

Aconselhou, por outro lado, os cidadãos que tenham em sua posse peças museológicas a procederem a sua devolução.

Quanto à insuficiência de livros, na biblioteca municipal, Albino Malungo anunciou o envio, ainda este ano, de técnicos locais para o Brasil e Portugal, onde vão adquirir bibliografia actualizada e, se possível, proceder a assinatura de protocolos de cooperação com livrarias de referência nestes dois países.

Entre os projectos a serem desenvolvidos pela Direcção Provincial da Cultura, segundo o seu responsável, Pedro Nambongue Chissanga, consta a inventariação e conservação dos monumentos e sítios, bem como a reabilitação das salas de cinema.

A construção de um centro cultural, monumentos, estátuas e bustos em homenagem às figuras históricas nacionais, além da construção de bibliotecas municipais e do Museu Memorial de Guerra constam também dos projectos.

Albino Malungo visitou o local em que será erguido o Museu Memorial de Guerra, o Cine Rua Caná, o monumento Norton de Matos, a biblioteca, o Jardim da Cultura, o Museu Provincial, o local onde será construído o centro cultural e as instalações onde funciona a Direcção Provincial da Cultura.

Sem comentários: