sexta-feira, julho 10, 2009

Jornadas da Saúde na Cidade Vida

As actividades alusivas às segundas Jornadas Científicas do Huambo (Angola), uma iniciativa da Direcção Provincial da Saúde, foram abertas hoje, nesta cidade, numa acção que visa melhorar a qualidade da saúde materna infantil e métodos de planeamento familiar.

No quadro do programa das actividades alusivas e que terão lugar de 10 a 30 de Agosto, os concorrentes poderão apresentar, nesse período, trabalhos científicos com os temas ligados à saúde materna, infantil, planeamento familiar, malária, tuberculose, VIH/Sida, participação comunitária, cólera e gripe suína.

A cerimónia de abertura foi orientado pelo director provincial da Saúde no Huambo, Elias Finde, que assegurou que os cursos vão decorrer no auditório do Hospital Universitário, Instituto Politécnico, Direcção Provincial da Cultura, da Saúde e Central de Ambulâncias.

Elias Finde referiu ainda que no mesmo período irão decorrer cursos em algumas unidades sobre a actualização em aconselhamento e uso de métodos de planeamento familiar, manejo do parto grama, prevenção e tratamento da malária nos grupos de risco, manejo das principais causas de morte materna, bem como a prevenção de transmissão vertical do VIH/Sida.

As primeiras Jornadas Científicas do Huambo foram realizadas em 2008, em parceria com o Projecto de Serviços Essenciais de Saúde, que permitiram capacitar em vários ramos da saúde 1 300 técnicos de diversas unidades sanitárias da província do Huambo.

A Direcção Provincial da Saúde no Huambo pretende institucionalizar as Jornadas Cientificas como um evento anual, que contribua para o processo de melhoria das competências dos profissionais do sector e permita o desenvolvimento do processos de pesquisas locais relacionados com os principais problemas de saúde da região.

Sem comentários: