Os anunciantes investiram 29,3 milhões de euros em publicidade difundida na televisão e na imprensa angolanas durante 2008, o que representa cerca de 5% do que foi gasto nesses meios em Portugal.
Segundo dados divulgados pela Marktest Angola, que lançou no ano passado o primeiro estudo sobre investimentos publicitários nos media no país, os três canais de televisão mais vistos (TPA, Globo e Record, já que a TV Zimbo ainda não tinha sido lançada há tempo suficiente) arrecadaram 7,5 milhões de euros dos anunciantes.
Estes valores são calculados de acordo com preços de tabela, o que significa que não são contabilizadas as promoções e descontos habitualmente oferecidos aos anunciantes pelos meios de comunicação.
Em Portugal, a televisão em sinal aberto (RTP, SIC e TVI) recebeu em 2008 cerca 380 milhões de euros em publicidade.
Na imprensa, também analisada pela Marktest Angola, as marcas investiram 21,8 milhões de euros durante o ano passado, o que, embora seja quase o triplo do conseguido pela televisão, não chega a representar 15% do total recebido pela imprensa portuguesa.
Do valor investido nos jornais e revistas angolanos, uma fatia significativa (43%) foi canalizada parar o Jornal de Angola.
O restante, segundo a mesma fonte, foi distribuído em 26% para as revistas, em 21% para jornais semanários e quinzenais e 10% para os títulos esportivos.
O sector bancário foi o que mais investiu em publicidade no ano passado, seguido pelas telecomunicações. Destaque também para serviços criativos e culturais, transportes e bebidas.
Entre os cinco maiores anunciantes do ano estão o Banco de Fomento de Angola, a companhia aérea TAAG, a Unitel e o Banco Africano de Investimentos.
Segundo conclusões da Marktest Angola, a televisão é o meio de comunicação preferido, sendo seguido por 91,9% da população da grande Luanda, seguida de perto pelo rádio, que é ouvido por 85,5% dos entrevistados.
Os canais de televisão com maior cobertura são a TPA1, com 86%, a TPA2, com 75,2% e a Globo, com 27%.
Quantos às rádios, a estação Luanda é a preferida, sendo ouvida por 47,4% dos entrevistados, enquanto a Escola atinge 21,1% e a Ecclésia chega a 20,2%.
Apesar de conquistar muito menos pessoas, a imprensa é lida por mais de metade da população da capital angolana. Neste meio as preferências vão para as revistas, seguidas por 54,5% dos habitantes, enquanto os jornais são lidos por 50,5%.
A TV Veja é a revista mais lida, por 38,1% dos entrevistados, seguida da Caras, com 19,2% e da TV24, com 13,9%.
Entre os jornais com maior cobertura, a liderança vai para o Jornal de Angola, com 28,7% de cobertura máxima, seguido do Jornal de Desportos, com 17,8% e do Folha 8, com 15,1%.
O estudo AMPS dedica-se ao universo dos residentes da Grande Luanda, com base numa amostra de 5.000 entrevistas pessoais.
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