terça-feira, julho 07, 2009

Vacina contra a gripe A só em Dezembro

(clique na imagem para ampliar)

A vacina contra o vírus H1N1 que causa a gripe A só chegará no fim do ano à União Europeia, revelou a Agência Europeia de Medicamentos e a OMS.

O alerta foi dado ontem pela directora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, e pelos representantes da Agência Europeia do Medicamento (EMEA).

Estas responsáveis, em conjunto com a ministra espanhola da Saúde, Trinidad Jiménez, esclareceram várias dúvidas sobre o atraso da vacina.

Porque é que a vacina só estará disponível em Dezembro?

Porque os estudos dos peritos sobre os grupos de risco não permitem que esta esteja pronta mais cedo. Além disso, embora a vacina esteja provavelmente pronta em Outubro e as farmacêuticas estejam a levar a cabo ensaios de urgência do medicamento, a autorização para a venda do medicamento também não poderia ser dada antes de Dezembro.

Quais serão os critérios para usar a vacina na União Europeia?

Foi efectuada uma proposta à Comissão Europeia para que seja criada uma estratégia comum de vacinação para que os mesmos grupos de risco sejam vacinados em todos os países europeus. Estes critérios devem também aplicar-se aos preços para a compra de doses das vacinas. Também será necessário criar uma estratégia de compra com os laboratórios, de modo a garantir que a disponibilidade das vacinas se produza ao mesmo tempo e de modo equitativo em todos os países.

Quais são os grupos de risco?

As crianças menores de dois anos, as pessoas que têm algum tipo de patologias - problemas cardíacos, diabetes ou problemas respiratórios e as grávidas. É no entanto necessário continuar a fazer estudos, já que este novo vírus afecta especialmente os jovens.

A ministra espanhola da Saúde insistiu ainda na necessidade de “calma” entre a população, que devem confiar em que “as autoridades da Saúde estão a trabalhar com eficiência”, devendo os trabalhos dos serviços de saúde intensificar-se com a proximidade do Outono.

Os especialistas estimam que o número de casos da gripe A irá aumentar fortemente no Outono, estimando que 25% da população portuguesa seja atingido pelo vírus nessa altura.

Sem comentários: