segunda-feira, julho 20, 2009

Mais de 200 pessoas visitam diariamente
a biblioteca municipal da "minha" cidade

Pelo menos 200 pessoas, na sua maioria estudantes de diferentes níveis de ensino, visitam diariamente a biblioteca municipal do Huambo (Angola), Constantino Kamõli, para consulta da literatura disponível.

Os livros mais consultados são os que versam assuntos ligados ao desenvolvimento da ciência e tecnologia, bem como ciências sociais, medicina, direito, economia, ciências exactas e história de Angola.

As condições de acomodação existentes na biblioteca, relata a Angop, assim como o seu vasto acervo bibliográfico são algumas das razões que motivam muitos cidadãos a recorrerem à mesma em detrimento de outras bibliotecas abertas na cidade.

Segundo o cidadão Sabino Kaquarta, a biblioteca é bastante concorrida por ter livros muito recentes e possuir uma sala de leitura calma e com conforto para que os frequentadores pesquisem sem qualquer tipo de interferência.

"Em relação às demais bibliotecas, esta é a melhor, pois além do seu conforto tem uma diversidade de livros, muitos deles editados recentemente", aclarou.

Por seu turno, o cidadão Natalino Molowiñi, que se encontrava a consultar um livro sobre Biologia, justificou estar na base deste afluxo de pesquisadores, o facto de a biblioteca possuir condições técnicas exigidas para que os seus utilizadores desenvolvem os seus trabalhos.

"Aqui, além de podermos encontrar qualquer tipo de livro que solicitamos, também temos silêncio, que é muito importante para tornar fácil o nosso trabalho de pesquisa bibliográfica", justificou.

A biblioteca Constantino Kamõli, localizada na avenida Norton de Matos, no centro da cidade do Huambo, possui cerca de sete mil livros diversos, além de jornais, revistas e obras do arquivo histórico sobre a administração colonial.

Na secção destinada aos adultos estão disponíveis 4.500 livros, ao passo que na de crianças existem 2.500 obras diversas.

Sem comentários: