terça-feira, fevereiro 02, 2010

Censura, 0 - Mário Crespo, 1

«O Jornal de Notícias já foi um grande jornal. Mais: foi mesmo o diário que, de longe, vendia mais em todo o país e o que, a anos-luz de todos os outros, dava mais lucro.

Quase da noite para o dia aqueles que fizeram o JN grande foram corridos ou postos na prateleira, sendo substituídos por meninos de ouro que sabiam tudo e diziam ámen aos patrões.

O resultado está à vista. Para espanto de muitos o JN acaba de dispensar o seu principal cronista – Mário Crespo, jornalista íntegro e premiado. Motivo? O do costume. O tipo dizia mal do Chefe (Jefe, em Castelhano), este mandou telefonar e… zás! - pontapé no rabo.

A última crónica já não saiu. Nela, o jornalista da SIC revelava o teor de uma conversa entre o Chefe (Chief, em Inglês) e vários membros do Governo durante um almoço. De acordo com testemunhas, o Chefe (Capo, em Italiano) referia-se a Mário Crespo como “um débil mental que precisa de ir para o manicómio” e como “um problema que tem de ter solução”.

Para o Chefe (Fuhrer, em Alemão), a solução foi a do costume – mandou telefonar aos meninos de ouro. Resultado: a crónica foi censurada e a Mário Crespo não lhe restava, claro, outra alternativa a não ser cessar toda e qualquer colaboração com o JN.

Um dos presentes no almoço foi o ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão (eu sempre suspeitei daquela pinta na cara…). Instado pela SIC a comentar o assunto, o seu gabinete foi lacónico: “Este Governo não se ocupa de bisbilhotices”. Eu pergunto: já agora, o Chefe ocupa-se de quê?...»

3 comentários:

CN disse...

Orlando... há muita névoa nesta história. Por acaso, conheces o Crespo?

Anónimo disse...

Ouvi dizer, hoje, que o Crespo foi ou ainda é - não percebi muito bem, porque estava muito barulho no restaurante - agente da CIA.
PFS

Anónimo disse...

Trabalha não só para a CIA, é agente secreto triplo... está caro anónimo a esquecer-se que em simultâneo trabalha para a Europol e KGB... com um bocado de sorte, ainda dá uma perninha no MI6. :)