terça-feira, dezembro 30, 2008

Carlos Gomes Júnior tomará posse dia 2
(Nino continua com a espinha na garganta)

(Ultra)passada a fantochada que envolveu o ataque ao presidente Nino Vieira, parece que no dia 2 de Janeiro o novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, será empossado. Parece, pelo menos.

Tendo Nino conseguido dar corpo ao processo de auto-vitimização, mas não conseguindo uma vaga de apoio popular e institucional, sobretudo a nível internacional, que lhe permitisse anular as eleições e mandar Gomes Júnior pela borda fora, lá teve de “engolir” o novo primeiro-ministro.

Por quanto tempo? Bom, logo se verá. Mas não será com certeza por muito tempo. Nino deverá estar a preparar alguma das suas habituais trafulhices.

De acordo com a fonte da Presidência, a tomada de posse de Carlos Gomes Júnior está marcada para as 11 horas na Presidência da República e na presença dos representes do Estado guineense e elementos da comunidade internacional acreditados em Bissau.

Carlos Gomes Júnior vai chefiar o oitavo governo constitucional da Guiné-Bissau, iniciando depois da tomada de posse as consultas para a formação do novo executivo.

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), liderado por Carlos Gomes Júnior, venceu as eleições legislativas guineenses de 16 de Novembro, conquistando 67 dos 100 assentos parlamentares.

... o resto veremos daqui a alguns dias.

Sem comentários: