terça-feira, dezembro 09, 2008

Presidente eleito uma vez, eleito para sempre

A Assembleia Nacional venezuelana propôs, hoje, formalmente, a realização de uma emenda à Constituição Nacional para permitir a reeleição presidencial indefinida de Hugo Chávez, tal como este tinha pedido.

E se Huho Chávez pode ser reeleito eternamente, porque carga de chuva não poderá ser o MPLA a eleger o presidente da República de Angola?

A formalização da proposta foi transmitida em simultâneo e obrigatoriamente pelas rádios e televisões do país, tendo os parlamentares marcado a data de 18 de Dezembro para o primeiro dos três debates parlamentares que a lei exige.

Nem mais. Faça-se o mesmo em Angola para que, de forma indirecta e pelo Parlamento, onde o MPLA é dono senhor, seja eleito o presidente da República.

Alegando estar a expressar a vontade do povo, a presidente do parlamento, Cília Flores, explicou que “se propõe modificar um só artigo, o 230, que actualmente diz: o período presidencial é de 6 anos, o presidente pode ser reeleito de imediato e por uma só vez para um novo período”.

Pronto. Em Angola o processo até poderá ser mais simples. A Constituição deve dizer apenas: Eleito uma vez, eleito pera sempre.

Segundo Cília Flores, a iniciativa de emenda Constitucional partiu de 147 dos 167 deputados. Algo mais do que ao calcance dos democratas do MPLA.

E, sejamos honestos, se o presidente Hugo Chávez pode dizer, como já disse, que está preparado para governar “até que Deus decida”, porque razão Eduardo dos Santos, ou até mesmo Robert Mugabe, não podem dizer o mesmo?

3 comentários:

Gil Gonçalves disse...

Garanto, garantidamente que aqui não dá. Só se for com a ajuda da invasão chinesa. Seá que estão a contar com isso? Mas nunca se sabe... de qualquer maneira será a ferro e fogo... garantidamente.

Anónimo disse...

Oh Orlando, vais passar a vida inteira a sofrer com o MPLA, pá? Um dia ele ainda te origina um ataque de coração, e lá te vais tu desta para a melhor com a bílis a sair-te pela boca. Dedica-te a outras coisas e temas, até pareces, às vezes, um gajo inteligente!

Anónimo disse...

Água mole em pedra dura....