sábado, dezembro 20, 2008

Nada a fazer quando só as moscas mudam

Um pouco, embora para melhor, ao estilo de José Sócrates, o antigo ministro da Presidência do PSD, Nuno Morais Sarmento, alertou hoje para a necessidade de os partidos políticos se adaptarem aos novos tempos e aproveitarem as novas tecnologias, como a Internet, para manter os jovens interessados pela política.

Por este andar, não tardará que o PSD descubra uma versão laranja do Magalhães, esquecendo-se que os jovens (ainda) têm capacidade para pensar, pela própria cabeça - acrescente-se, e que é por isso que estão afastados da política.

Não serão, portanto, as novas tecnologias que os vão seduzir. Mais tarde, quando enfrentarem o desemprego crescente, quando apesar de terem uma licenciatura tiveram de ir vender colares para uma loja de um centro comercial, então talvez se virem para a política.

A diferença entre vender colares ou vender aldrabices no Parlamento não é grande, mas o salário é muito, muito melhor. Por isso, aí talvez se virem para a política, com ou sem uso das novas tecnologias.

Nuno Morais Sarmento falava durante uma tertúlia política, organizada pela Juventude Social-Democrata (JSD) da Amadora, cujo tema era "O futuro das organizações politicas". Pelo título escolhido pela JSD logo se vê que também não usam as novas tecnologias. Se as usassem o titulo seria “Queres um tacho? Começa pela política”.

"O sistema político português, desde 1974 até aos dias de hoje, não foi mudado e não se adaptou à nova realidade que é a sociedade de informação. Esse facto tem provocado um défice na participação política”, defendeu Morais Sarmento.

Mas, bem vistas as coisas, os protagonistas da política portuguesa pensam hoje como os seus antepassados anteriores mesmo ao 25 de Abril de 1974. Ou seja, pensam ao estilo de primeiro eu, depois eu, a seguir eu e então depois os que descendem do meu eu.

Morais Sarmento lembrou que hoje os partidos políticos têm ao seu dispor ferramentas como as novas tecnologias que podem ser aproveitadas para passar mensagens ao eleitorado mais jovem. "A Humanidade vive um período único em que está ligada à escala mundial. Porque não utilizar os fóruns, os blogues ou até mesmo o Hi5 para comunicar"?, interrogou.

O ex-ministro também anda um pouco desactualizado. A juventude, mas não só ela, há muito que comunica por todos os meios de que dispõe e onde consegue ser realmente livre. E é aí que dizem, com toda a razão – acrescentre-se, que os políticos “made in Portugal” são (quase) todos uma merda.

Aliás, se formos ver bem o estado a que isto (isto quer dizer Portugal) chegou, ninguém terá dificuldades em dizer que ao longo dos últimos trinta e tal anos só algumas moscas mudaram...

1 comentário:

Anónimo disse...

Pelo título escolhido pela JSD logo se vê que também não usam as novas tecnologias. Se as usassem o titulo seria “Queres um tacho? Começa pela política”.

Que palhaçada é essa? Que quer dizer com isso? Conhece as pessoas em causa? Ou está a candidatar-se ao lugar do Pacheco Pereira?