terça-feira, dezembro 16, 2008

A China é que está a dar... e a levar também

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, está na China para, certamente entre outras coisas relevantes, assinar mais uns quantos acordos de cooperação.

É a segunda viagem do Presidente angolano à China em menos de seis meses, depois dos Jogos Olímpicos de Pequim, realizados em Agosto passado. Só por aqui se vê a importância das relações políticas, económicas, militares e por aí fora.

Acompanhado pelos ministros das Relações Externas, Finanças e Transportes e pelo vice-ministro da Defesa, Eduardo dos Santos quer impulsionar a cooperação nas áreas da aviação civil, cultura e defesa.

Devido ao petróleo extraído de Cabinda, território ocupado militarmente por Luanda, Angola é hoje o maior parceiro comercial da China em todo o continente africano.

Pelas contas do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, organismo com sede em Macau, criado em 2003, nos primeiros nove meses deste ano o comércio sino-angolano 16,5 mil milhões de euros, um aumento de 126,2 por cento em relação a igual período de 2007. Como se vê...

Em Novembro passado, numa conferencia de imprensa alusiva ao 33º aniversario da independência de Angola (com o MPLA sempre no poder), o embaixador angolano na China, João Bernardo, afirmou que “há muitos chineses a trabalhar na reconstrução nacional” do seu pais, nomeadamente na “reabilitação de estradas e escolas”, mas não precisou quantos.

Não precisou, nem era preciso. Basta olhar para as esquinas.

1 comentário:

Gil Gonçalves disse...

Não vai rubricar acordos de cooperação. Vai mendigar, entregar, vender Angola. Da maneira que as coisas estão, só voltando ao Marxismo/estalinismo, e a China é hábil nisso. Sem petróleo e diamantes, acho que o que sobra do Mpla, não acredito que se mantenha muito tempo no poder, e a crise mundial vai durar ANOS... então vai vender-lhes o mar. Ele está convencido que em Angola não existe oposição. E sobre as eleições?! o MPLA não ganhou nada, vigarizou-nos mais uma vez... tem que abandonar o poder, porque outra vez está ilegal.