segunda-feira, dezembro 15, 2008

Tão fraca pontaria... e ele ali tão perto

O jornalista iraquiano que atirou os sapatos a Geroge W. Bush (ver Se a moda pega... ) foi detido para interrogatório e para se submeter a testes de consumo de álcool e drogas.

Muntadar al-Zeidi está também a ser interrogado para ser apurado se foi pago por alguém para cometer a tentativa de agressão contra Bush.

A Al-Bagdadia, a televisão a que pertence o jornalista de fraca pontaria, “apelou às autoridades iraquianas para que libertem o jornalista Muntadar al-Zaidi, de acordo com a democracia e a liberdade de expressão que o novo regime e as autoridades norte-americanas prometeram ao povo iraquiano", refere um comunicado divulgado pelo canal de televisão.

"Todas as medidas tomadas contra Muntazer serão consideradas actos de um regime ditatorial", adianta o documento.

"A Al-Bagdadia apela às associações de jornalistas iraquianos e árabes para que apoiem a exigência de libertação de Muntadar al-Zaidi", conclui o canal de televisão.

Muntadar al-Zaidi lançou, ontem, os dois sapatos em direcção a George W. Bush e insultou-o em plena conferência de imprensa com o primeiro-ministro iraquiano Nouri al-Maliki.

Quando Bush e al-Maliki estavam na conferência de imprensa, o jornalista gritou: "É o beijo de adeus, espécie de cão", antes de atirar os sapatos.

Bush esquivou-se aos sapatos, um após o outro, tendo o jornalista, que gritava: "é responsável pela morte de milhares de iraquianos", sido retirado da sala por elementos dos serviços de segurança iraquiano e norte-americanos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem sabe se algum jornalista português corajoso atira uns tamancos ao Sócrates.
Em Angola será mais complicado, anda por lá muita gente descalça...