terça-feira, dezembro 02, 2008

Duas vezes na mesma emboscada
e pelos vistos à espera da terceira

A UNITA apresentou recentemente um relatório sério, documentado, tecnicamente muito bem feito, para demonstrar o que todos, a começar pelo MPLA, sabiam: as eleições de 5 de Setembro foram fraudulentas.

Ou seja, a UNITA veio chorar sobre o leite derramado, veio dizer que por obra e graça dos mesmos (o MPLA), o seu pão cai sempre com a parte que tem manteiga virada para o chão.

Por outras palavras, a UNITA vem repetir o que dissera, igualmente com toda a razão, em 1992, exactamente depois do MPLA ter derramado o leite, e na mesma altura em que o pão também caiu com a manteiga virada para baixo.

Portanto, em 2008 e tal como em 1992, o MPLA esteve igual a si mesmo. Quem não aprendeu a lição foi a UNITA.

Este ano, a UNITA viu o rabo da onça mas, por razões difíceis de entender, acreditou na teoria do MPLA e aceitou que o animal escondido era um gato. O resultado está à vista, foi comida.

A única incomensurável diferença entre o dia seguinte de 1992 e o dia seguinte de 2008 situava-se na liderança. Jonas Savimbi não precisou de ver o rabo do animal para saber que a onça estava lá. Isaías Samakuva viu o rabo... mas acreditou que era um gato.

Por isso, não há relatório por mais verdadeiro que seja, e este agora apresentado pela UNITA é uma enciclopédia de verdades, que valha a quem já está na barriga da onça.

Se calhar, a onça até gosta de ver a explicação das razões que levaram a vítima a entrar-lhe pela boca dentro, rindo-se pelo facto de ela nada ter aprendido com o que se passou há uns anos.

Onça que, aliás, deve estar bem descansada por que sabe que quem lhe fez frente, e de que maneira!, depois de 1992 já cá não está.

Aliás, a UNITA que tenha cuidado porque o MPLA pode muito bem lembrar-se de fazer um relatório em que conte como é que que Jonas Savimbi foi traido por alguns dos seus generais.

E, se calhar, a recuperação da UNITA passa exactamente por dizer ao mundo, mas sobretudo ao seu Povo, a verdade sobre si própria.

2 comentários:

mafegos disse...

Exactamente Orlando,é isso que eu sempre pensei,para mim o Savimbi não só foi traído,como também deve ter sido assassinado pelos seus.

Anónimo disse...

Se Savimbi se deixou enganar nos mesmos modelos, mesmo tendo milhares de homens de seu lado. Onde está o relatório de 1992? Nunca vi Orlando dar a sua opinião sobre o que a Unita pode fazer para alterar o quadro. Não pode só criticar. Onde estão as suas propostas? É começar aos tiros outra vez? Quais são as suas propostas na situação actual? Como impede o Mpla de fazer fraude? Vamos, diga.