sábado, dezembro 06, 2008

Professores afinal acreditam no Pai Natal

Tanta coisa, tanta coisa e afinal os professores portugueses ainda acreditam no Pai Natal. A Plataforma de Sindicatos de Professores veio hoje (santa ingenuidade) apelar ao Governo para que respeite o compromisso de acolher na reunião do dia 15 a proposta alternativa de avaliação dos professores em "pé de igualdade com a sua".

Está-se mesmo a ver. Alguém acredita que o actual governo das ocidentais praias lusitanas respeita alguma coisa que não seja a sua razão da força contra qualquer força da razão? Francamente.

"O que o secretário de Estado Adjunto e da Educação disse não corresponde de forma nenhuma à verdade", sublinhou Mário Nogueira em conferência de imprensa em Coimbra, frisando que se assim fosse não teriam sido suspensas as greves regionais da próxima semana, nem teria sentido a referida reunião negocial.

Pois é. Vá lá alguém acreditar na palavra dos subditos de sua majestade o soba grande, de seu nome qualquer coisa José Sócrates.

Segundo o dirigente, os sindicatos estão a dar espaço para se encontrar uma solução negociada para o conflito, "esperando que o Governo seja capaz de dar também esse espaço".

O problema é que o Governo só tem espaço para ele, para os seus e para os que dizem ser seus... mesmo não sendo.

Sócrates e (quase) toda a sua equipa prefere ser morto pelo elogio do que salvo pela crítica. E, apesar de tudo, acho que faz bem. Talvez assim vá dar uma volta ao bilhar grande (se fosse ao pequeno já não era mau).

"Todos temos de estar com seriedade. Só pode haver consenso quando as partes se respeitam", frisou Mário Nogueira, acrescentando que os sindicatos, embora procurem o diálogo, não deixarão de retomar as lutas se for necessário, porque as greves apenas estão suspensas.

Então, o melhor é suspender a suspensão.

Sem comentários: