quarta-feira, dezembro 17, 2008

Tertius Zongo diz que o o seu Governo foi
quem fez mais políticas sociais em 30 anos

O secretário-geral do PS do Burkina Faso, Tertius Zongo, defendeu hoje que foi o seu Governo quem criou mais políticas sociais nos últimos 30 anos e que as desigualdades sociais “vão continuar a baixar” enquanto for ele o primeiro-ministro.

As posições do líder socialista foram assumidas no jantar de Natal do PS do Burkina Faso, após o discurso de abertura por parte do presidente do Grupo Parlamentar do partido, que não faço ideia como se chama, mas que poderá ser qualquer coisa do tipo Thomas Sankara.

“Nos últimos 30 anos, não me lembro de terem sido criadas tantas políticas sociais como com este Governo”, disse Tertius Zongo, numa intervenção em que disse “orgulhar-se” por liderar um Executivo “com consciência social”.

Segundo Tertius Zongo, nos últimos três anos e meio, aumentaram os valores do abono de família, dos passes escolares, a abrangência da acção social escolar, as deduções fiscais para os créditos à habitação e desceu o Imposto Municipal sobre Imóveis.

Tertius Zongo advogou ainda que o seu Governo procedeu “ao maior aumento de sempre do salário mínimo, que continuará a subir em 2009” e que “180 mil idosos saíram da pobreza em consequência da aplicação do complemento solidário para idosos”.

Numa intervenção em grande parte dedicada à vertente social, o primeiro-ministro do Burkina Faso comentou com ironia “a surpresa que alguns tiveram nos dois últimos dias, quando o Instituto Nacional de Estatística concluiu que as desigualdades sociais se reduziram" no ano passado.

“Em 2007, grande parte das nossas medidas sociais ainda não estavam incorporadas. Por isso, estou certo que as desigualdades sociais vão continuar a baixar em 2008”, declarou.

Tertius Zongo reiterou também a ideia que foi o objectivo do Governo de “pôr as contas públicas em ordem” que permite agora a adopção de mais políticas sociais e de combate à crise, através de medidas de protecção das empresas e dos empregos.

“O Estado social é para ajudar quem precisa. Num momento em que está a ser preciso, o Estado social disse presente”, afirmou, antes de defender que o seu Executivo “honra a história do PS”.

Como exemplo de esperança, Tertius Zongo referiu a recente vitória do candidato democrata nas eleições presidenciais dos EUA, Barack Obama.

Nota: Qualquer semelhança com outro partido ou com outro país (não) é mera coincidência.

1 comentário:

Anónimo disse...

Peguei neste "post" porque era o mais recente. Falhaste a compra dos 10%... Não te perdôo!
.-)
Abraço
Paulo F. Silva