sexta-feira, dezembro 12, 2008

Já não são poucos, são menos ainda

Em Portugal, segundo um estudo da consultora Gallup, 20% dos portugueses (ainda) acreditam nos jornalistas. Para se ter uma ideia do resto, 42% acreditam nos professores, 24% nos líderes militares e na Polícia e 7% nos políticos.

Gosto (por defeito de fabrico) de manter viva a peregrina ideia gerada e nascida em Angola, de que não se é Jornalista sete horas por dia a uns tantos euros por mês, mas sim 24 horas por dia... mesmo estando (des)empregado.

Reconheço, contudo, que essa é uma máxima cada vez menos utilizada e, até, menosprezada por muitos, tenham chegado há pouco a esta profissão ou vagueiem há muito pelas redacções.

Os jornalistas portugueses tendem a ser forçados a obedecer às regras da oferta e da procura. Mais do que informar, mais do que formar, têm de ajudar a vender políticos, empresários, sabonetes, comida para rafeiros ou rafeiros para comida.

Os jornalistas têm a sobrevivência no fio de uma navalha que é manipulada por sipaios acéfalos que tudo fazem para agradar aos chefes do posto.

E porque, naturalmente, todos queremos sobreviver e ter uma vida digna, a quase todos os que ainda têm coluna vertebral resta deixá-la em casa e integrar as linhas de montagem que não precisam de JORNALISTAS. Apenas precisam de autómatos. E desde que estes façam tudo o que o dono do poder quer, até poderão ostentar a designação profissional de jornalista.

Eu sei que são poucos os Paulos, os Josés e os Domingos que sabem que só é derrotado quem deixa de lutar. Pelos vistos já não sou poucos... são menos ainda.

Sem comentários: