sexta-feira, dezembro 12, 2008

Descoberto mais um Hitler africano
- Depois de Savimbi surgiu Mugabe

O bispo anglicano de Pretória, Joe Seoka, considerou, num comunicado hoje divulgado na capital sul-africana, que o Presidente do Zimbabué, «deve ser visto como um Hitler do século XXI, uma pessoa sem consciência, nem remorsos e um assassino».

Depois de o secretário de Estado da Cooperação de Portugal, João Gomes Cravinho, ter usado a mesma qualificação para Jonas Savimbi, ficamos a saber que apesar de existirem “bons” exemplos em África (desde Idi Amin a Jean-Bédel Bokassa), é sempre útil escolher um europeu (ver Cravinho quer libertar-se da bagagem colonial- Terá sido por isso que comparou Savimbi a Hitler?).

O bispo Seoka acusou Mugabe de ter provocado, durante a governação de 28 anos no Zimbabué, "estragos e mortes sem conta" e exortou África e a comunidade internacional a afastarem Mugabe do poder pela força a bem do país e do povo.

“Estragos e mortes sem conta”? Se este for o barómetro, Joe Seoka tem de acrescentar muitos, mas muitos, outros nomes à listagens de Hitleres.

O responsável religioso sul-africano não poupou críticas aos dirigentes políticos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), acusando-os de protegerem há longos anos o "camarada de ditadura" do Zimbabué.

Ora aí está. Será caso para dizer que tanto são Hitleres os que protegem Hitler, como o Hitler propriamente dito?

"A liderança da SADC e as suas estruturas têm protegido o seu camarada de ditadura enquanto os líderes internacionais apelam, em número crescente, ao seu afastamento. Membros da SADC como o Botsuana têm, no entanto, levantado a voz em protesto contra as violações dos direitos humanos no Zimbabué, expressando preocupações que continuam a ser ignoradas pelos outros", afirmou o bispo anglicano da capital sul-africana.

Para o prelado "chegou a hora de todos os líderes religiosos seguirem o exemplo de Desmond Tutu (ex-arcebispo anglicano do Cabo e Nobel da Paz) e do arcebispo de York, John Sentamu, no seu apelo a Deus para que Mugabe seja afastado da Presidência do Zimbabué".

"Ele tem de ser afastado à força para que acabe o sofrimento dos filhos de Deus no seu país", referiu Seoka, salientando que "pedir o afastamento não adianta".

Por último, será que depois da perspicácia socialista de João Gomes Cravinho em relação a Savimbi, iremos ter José Sócrates a reiterar as palavras deste prelado em relação a Mugabe? Ou, pelo contrário, Hitler só mesmo Jonas Savimbi?

Sem comentários: