terça-feira, dezembro 23, 2008

Um abraço aos cabindas, agora e sempre

A imagem que ilustra este texto é da Embaixada de Angola em Portugal. Como se vê, do mapa utilizado não consta Cabinda.

Embora sabendo que isso nada significa, ou não estivéssemos a falar de uma força ocupante, serviu para que, nesta altura, daqui envie um forte abraço a todos os cabindas que, tantas vezes em silêncio, lutam pelo seu país.

Com ou sem eleições, o MPLA soma (pelo menos) mais quatro anos aos 33 que já leva de ocupação de Cabinda. O petróleo ali existente provoca amnésia em todos quantos têm responsabilidade no caso, nomeadamente em Portugal.

Além disso, estando o clã Eduardo dos Santos em vias de não só comprar bancos, quintas, palácios, hotéis e empresas mas, ao que parece, em lançar uma Oferta Pública de Compra de Portugal, não admira que Lisboa continue caladinha e, sempre que necessário, mande o seu primeiro-ministro a Luanda lamber as botas ao soba maior.

É por isso que, enquanto Isabel dos Santos não tiver também comprado o nosso direito de sermos livres, importa recordar que os cabindas continuam a reivindicar (nunca será demais repetir), e desde 1975 fazem-no com armas na mão, a independência do seu território.

No intervalo dos tiros, e antes disso de uma forma pacífica, nomeadamente quando Portugal anunciou, em 1974, o direito à independência dos territórios que ocupava, a população de Cabinda reafirma que o seu caso nada tem a ver com Angola.

E não tem. Mas como a razão da força do petróleo vale mais, muito mais, dos que a força da razão... só resta continuar a luta, sempre na certeza de que só é derrotado quem deixa de lutar.

E deixar de lutar é coisa que não passa pela cabeça dos cabindas. E ainda bem!

2 comentários:

ELCAlmeida disse...

Erro ti(o)pográfico...
Bom Natal para ti e para todos.
Kandandu
Eugénio Almeida

cabindês disse...

Obrigado por se interessar pelo povo martirizado de Cabinda, lá residente e os exilados como eu e a minha família que vivemos em Tomar em situação precária e sem solução. Irei de futuro acompanhar o seu blogue e envio-lhe também o meu blogue para ler e tecer algum comentário e assim o entender. O meu blogue é: ruimhserrano.blogspot.com Votos de Bom Natal e Ano Novo Próspero e de melhores prspectivas para todos nós. Ruy Serrano e família.