sexta-feira, dezembro 05, 2008

Homenagem permanente em Bruxelas
ao saudoso euro-deputado Lucas Pires

O deputado democrata-cristão ao Parlamento Europeu José Ribeiro e Castro, acompanhado da deputada democrata-cristã francesa Nicole Fontaine e do deputado socialista espanhol Enrique Barón Crespo, entregou ontem a Hans-Gert Poettering, presidente desta câmara, o processo destinado a homenagear permanentemente Francisco Lucas Pires em Bruxelas.

Esta iniciativa foi lançada em Julho passado por Ribeiro e Castro, tendo sido co-patrocinada, logo de início, por estes dois deputados, ex-presidentes do Parlamento Europeu. A decisão final quanto a este assunto competirá à Mesa do Parlamento Europeu, coloquialmente conhecida pela sua designação francesa - Bureau.

O processo agora concluído obteve o apoio de mais de 50 subscritores qualificados, entre os quais três antigos presidentes do Parlamento Europeu; os actuais líderes de quatro grupos parlamentares (partido popular europeu, partido dos socialistas europeus, liberais e união para a Europa das nações); seis vice-presidentes e três antigos vice-presidentes do parlamento europeu; três questores do parlamento europeu; um antigo comissário europeu; um ex-primeiro-ministro; um vice-presidente e três ex-vice-presidentes de grupos políticos; o presidente da conferência de presidentes de comissões parlamentares; três presidentes e duas vice-presidentes de comissões parlamentares; cinco ex-presidentes e dois ex-vice-presidentes de comissões parlamentares; um presidente de uma delegação parlamentar europeia; três coordenadores de grupos políticos em comissões parlamentares e um vice-presidente do Movimento Europeu.

Os chefes das delegações portuguesas do partido socialista e do partido social-democrata subscreveram esta proposta, bem como o deputado socialista Manuel dos Santos, actual único vice-presidente português do Parlamento Europeu.

Para José Ribeiro e Castro "foi muito gratificante constatar o amplo apoio que esta iniciativa obteve da parte de colegas prestigiados no Parlamento Europeu. O que já de si representa uma significativa homenagem à memória de Francisco Lucas Pires. Estou confiado que, com este impulso e com as palavras que ouvimos do presidente do Parlamento, a nossa proposta poderá vir a concretizar-se na forma que o Bureau vier a encontrar e a definir".

O Bureau é composto pelo presidente do Parlamento Europeu, pelos catorze vice-presidentes e pelos seis questores eleitos pela assembleia por um período renovável de dois anos e meio e tem por incumbência decidir sobre todas as questões administrativas, de pessoal e de organização.

"Constituirá uma honra e uma satisfação para todos nós o reconhecimento permanente nesta casa do contributo europeu de Francisco Lucas Pires " concluiu Ribeiro e Castro.

Sem comentários: