segunda-feira, dezembro 15, 2008

Cooperação com a Polícia de Moçambique?
- Óptima, diz Anibalzinho e confirma Lisboa

A Embaixada de Portugal em Maputo fez hoje um “balanço muito positivo” das acções de cooperação levadas a cabo este ano com a polícia moçambicana, orçadas em 1,5 milhões de euros.

Excelente trabalho conjunto em matéria de Polícia. Quem o diz não sou eu, mas com toda a propriedade e conhecimento de causa, o ilustre Aníbal dos Santos Júnior, mais conhecido por “Anibalzinho” (ao centro, na foto), o que dirige o grupo que assassinou o jornalista moçambicano Carlos Cardoso (à esquerda), em Novembro de 2000.

O oficial de ligação da Embaixada de Portugal em Moçambique com o Ministério do Interior moçambicano, Paulo Soares, destacou à Lusa que “ao longo de 2008, foram consolidadas acções em áreas tradicionais de cooperação com a polícia moçambicana e lançadas novas iniciativas”.

Assino por baixo, terá comentado Aníbal dos Santos Júnior, mais conhecido por “Anibalzinho”, cidadão português que continua a mostrar a eficiência da Polícia moçambicana.

Entre os novos sectores do Ministério do Interior atingidos pela Cooperação Portuguesa, Soares destacou a formação de novos membros do Serviço Nacional de Bombeiros e da Força da Guarda Fronteira de Moçambique.

É isso aí, terá afirmado Aníbal dos Santos Júnior, mais conhecido por “Anibalzinho”, não tanto em relação aos bombeiros mas à Força da Guarda Fronteira.

A formação de agentes da polícia moçambicana em protecção ambiental e o início da construção de um gabinete modelo de atendimento às vítimas de violência estão entre as novas iniciativas lançadas este ano no quadro da cooperação com o Ministério do Interior, assinalou o oficial de ligação.

É pena que no âmbito do gabinete modelo de atendimento às vítimas de violência já nada se possa fazer pelo Carlos Cardoso. Mas, se calhar, Aníbal dos Santos Júnior, mais conhecido por “Anibalzinho”, poderá ainda recorrer as este serviços.

“Vamos (em 2009) manter as acções já em curso e alargar a outros campos a cooperação com o Ministério do Interior de Moçambique. Vamos despender o mesmo valor investido este ano, ou seja, 1,5 milhões de euros”, sublinhou Paulo Soares.

Não sei se será uma verba que chegue. Não deixa, contudo, de ser um bom contributo quer para o prestígio da Polícia moçambicana quer, é claro, para o não menor prestígio de Aníbal dos Santos Júnior, mais conhecido por “Anibalzinho”.

Sem comentários: