terça-feira, outubro 07, 2008

Direitos dos povos nada valem
se comparados com o petróleo

A produção petrolífera da companhia norte-americana Chevron em Angola, estimada em 520 mil barris por dia, vai aumentar no próximo ano com a entrada em funcionamento do campo petrolífero Tombua/Lândana, no Bloco 14, em Cabinda.

A informação foi hoje prestada à Agência Lusa pelo director de Explorações da Chevron em Angola, Nelson Pacavira, que não quantificou o crescimento na produção prevista pela petrolífera norte-americana.

"Esta plataforma petrolífera terá uma capacidade de produção de 130 mil barris diários, mas não se atingirá esse número nos primeiros anos", explicou Nelson Pacavira.

A Chevron em Angola é representada pelo consórcio Cabinda Gulf Oil Company, que envolve as petrolíferas Sonangol, Total, Eni e Galp, está presente no Bloco zero, com participação operacional de 39,2 por cento, e no bloco14, com 31 por cento.

Além dos blocos zero e 14, a companhia também possui participações no Bloco dois, na costa a sul do rio Congo, e na concessão Fina Sonangol Texaco, no "on shore" angolano.

Entre os investimentos da companhia e das suas associadas, que até 2010 se estima seja superior a 10 mil milhões de dólares, destaca-se a construção de uma fábrica de Gás Natural Liquefeito (LNG), iniciada este ano, com capacidade para produzir 5,2 milhões de toneladas métricas por ano.

Legenda: Relação dos 20 angolanos mais ricos.

Sem comentários: