sexta-feira, outubro 17, 2008

Luz verde para criar mais 57
centros... comerciais no país

A Direcção-Geral de Actividades Económicas (DGAE) autorizou, até final de Setembro deste ano, a construção de mais 1,35 milhões de metros de área bruta locável (ABL) para centros comerciais. Ao todos são 57 conjuntos comerciais em Portugal, alguns deles já construídos e que, em média, terão uma área de 23 810 metros quadrados.

Simultaneamente, a DGAE indiferiu outras tantas unidades, representando uma área de mais de 1,45 milhões metros quadrados.

Dos 57 conjuntos comerciais que foram autorizados pela DGAE, que à luz da Lei n.º 12/2004 apenas é chamada a dar parecer em centros com uma área superior a seis mil metros quadrados, os distritos do Porto e de Setúbal são os que receberão maior número de shoppings, onze cada, com áreas totais de 250 mil e 213 mil metros quadrados cada. Seguem-se depois os distritos de Braga com sete, de Lisboa com seis e de Aveiro e Leiria com quatro cada.

No entanto, estas áreas não representam necessariamente novas unidades comerciais. É que, por exemplo, entre as autorizações que foram concedidas em Setembro passado consta o Porto Plaza e o Fórum Castelo Branco, já em funcionamento.

Apesar da crise financeira, o investimento em superfícies comerciais tem-se mantido. Na Área Metropolitana do Porto, por exemplo, são 31 os centros comerciais de portas abertas. Só no concelho de Vila Nova de Gaia estão previstas quatro novas unidades. Já em Lisboa, por exemplo, está previsto para Maio de 2009 a abertura do Dolce Vita Tejo, com uma área bruta locável de 122 mil metros quadrados.

Recorde-se que, segundo dados avançados pelo Diário de Notícias a 24 de Setembro - com base num relatório da Cushman & Wakefield, só até final deste ano a área bruta locável irá aumentar 300 mil metros quadrados. Só ontem, no concelho de Matosinhos, abriu portas uma nova unidade, com uma área total de cem mil metros quadrados. Ainda de acordo com os mesmos dados, no final do primeiro semestre deste ano, o espaço ocupado pelo total dos conjuntos comerciais era de três milhões de metros quadrados.

In Diário de Notícias (Portugal)

http://dn.sapo.pt/2008/10/17/dnbolsa/luz_verde_para_criar_mais_centros_co.html

1 comentário:

Anónimo disse...

...E Portugal aproa-se seguramente abismado para o clube de mais um Estado falhado.

Gil Gonçalves in:
http://patriciaguinevere.blogspot.com/2008/10/ter-em-mira-amaral-angola.html