quarta-feira, outubro 08, 2008

Meia tonelada de conservas para Cuba

«A campanha de solidariedade recentemente realizada pela associação Porto com Cuba, a favor daquele país, contou com a participação das conservas Ramirez , que doaram meia tonelada de conservas de peixe.

Após a passagem de dois tufões de catastróficas proporções, Gustav e Ike, Cuba apresenta a mais grave situação humanitária desde há 55 anos, com mortos a lamentar, mais de um milhão de desalojados, 445 mil casas danificadas e 60 mil destruídas, com cerca de metade da ilha sem electricidade e com a colheita agrícola de 2009 severamente afectada. Os prejuízos atingem já os 5.000 milhões de dólares.

No sentido de atenuar as necessidades alimentares da população cubana surgiu a campanha solidária da Associação Porto com Cuba, cujos objectivos consistiram na angariação, até 24 de Setembro e junto de empresas produtoras, de vários géneros alimentícios, designadamente leite em pó, massa, arroz e conservas.

Para este mês está ainda prevista a realização de um concerto de solidariedade, cujos fundos também reverterão para as vítimas dos tufões.»

Nota: Este é um texto divulgado por uma agência de comunicação. A iniciativa merece todo o aplauso. Fico, no entanto, com um amargo de boca. Não por causa das conservas, não por serem cubanos, mas porque – por exemplo - em Angola (país, recorde-se, lusófono) 68% da população (ainda) passa fome.

1 comentário:

Anónimo disse...

Jesus! E pensar que Cuba -- e sua capacidade de aliciamento ideológico idiotizante -- é um dos principais responsáveis, direta e indiretamente -- pela verdadeiro genocídio que ocorreu no período da guerra em Angola.

Onde esse país pequeno (mas nada inofensivo) passa as desgraças se instalam.

No fundo Cuba é um câncer pros angolanos, que já deveriam há muito tempo se livrado desta ilha-praga.