quarta-feira, outubro 08, 2008

Prémio Eurodeputados 2008
para a socialista Ana Gomes

Ana Gomes (PSE) foi hoje distinguida com o Prémio Eurodeputados 2008 na categoria de Activista do Ano. O galardão assinala os esforços da eurodeputada portuguesa na defesa dos direitos humanos e a autoria do relatório sobre a política da China e o seu impacto em África, aprovado no Parlamento Europeu em Abril deste ano com 618 votos a favor.

De acordo com o documento, "a presença da China em África, por si só, independentemente de quaisquer intenções quanto à adopção de uma política de não ingerência, tem efectivamente um impacto real nos países de acolhimento, incluindo um impacto político".

Nomeada a primeira vez para este prémio em 2006, Ana Gomes é até ao momento o único deputado português proposto para este galardão, instituído e promovido desde há quatro anos por The Parliament Magazine’s.

O Prémio Eurodeputados tem como objectivo reconhecer e celebrar o trabalho dos deputados ao Parlamento Europeu que se tenham distinguido em 16 diferentes áreas de actuação, incluindo energia, cultura e educação, ambiente, comércio entre outras.

Foram ainda finalistas na mesma categoria a eurodeputada irlandesa Marian Harkin (ALDE) e deputada polaca Lidia Joanna Geringer de Oedenberg (PSE).

Ana Gomes é Vice-Presidente da Subcomissão da Segurança e da Defesa, membro da Comissão de Assuntos Externos e da Delegação à Assembleia Parlamentar. A eurodeputada participa ainda como membro suplente nas Comissões dos Assuntos Externos, dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Géneros e nas Delegações para as relações com os Estados Unidos e com a Assembleia Parlamentar da NATO.

É sempre bom, sobretudo para aqueles que põe a força da razão acima da razão da força, ver um português receber um prémio deste nível.

Eis porque, a propósito da presença de Ana Gomes como membro da missão de observação eleitoral da União Europeia nas segundas eleições multipartidárias de Angola, o Alto Hama recorda algumas das suas afirmações, feitas no dia 6 de Setembro:

“São legítimas as dúvidas que foram levantadas por partidos políticos e organizações da sociedade civil sobre a votação em Luanda”;

“Posso apenas dizer que a desorganização foi bem organizada”;

“À última da hora, foram credenciados 500 observadores por organizações que se sabe serem muito próximas do MPLA”;

“Parece que alguém não quis que as eleições fossem observadas por pessoas independentes”;

“As eleições em Luanda decorreram sem a presença de cadernos eleitorais nas assembleias de voto e isso não pode ser apenas desorganização...”

... e, é claro, parabéns.

2 comentários:

Unknown disse...

Quero aqui deixar um abraço à Ana Gomes, de quem sou amigo há uns anitos... Merecido, o galardão, merecido.

E também quero felicitar-te, Orlando, pela oportunidade do post e, principalmente das citações. Quem sabe, sabe...

Por outro lado deixa-me que te diga que escrevi no meu novo blogue:

Cá estamos. Desta vez, creio que sem problemas. Mas, quem sabe? Tive um ror de chatices com o Google, o Gmail, uma data de porras! Mas, aparentemente os imbróglios estão ultrapassados. Assim seja. De qualquer forma – mudei tudo uma vez mais. Por isso, regista, por favor:

hantferreira@gmail.com

www.aminhatravessadoferreira.blogspot.com

Espero que seja esta a versão definitiva deste meu (e teu) blogue. Já bastou o que bastou. Apenas deixo aqui um propósito: continuar o que já tinha(mos) feito e, da minha parte, tudo fazer para que ele seja ainda melhor do que os anteriores, «mortos em combate» por fuzilamento provisório…

Vem aqui, como já o fizeste nos dois outros «definitivelmente» falecidos na generalidade e na especialidade, enterrados e desgraçados (RIP). Deixa comentários, escreve, colabora, manda fotos – insulta-me se assim o entenderes. Os gordos têm costas largas… Fico à tua espera, com esperança qb e uma pitada de ansiedade. Sal, pimenta e coentros, a teu gosto. Bom apetite. Bem-vindo

Abs. Mukandas. Caté!

Anónimo disse...

Perdoem a fala mas esta mulher tem-nos no sítio! Esta sim é uma política! A sua atitude e acções em Angola e não só mostram bem o que é um político a sério! Se mais políticos fossem assim a política seria bem mais respeitada. Dr Ana, o povo angolano esta-lhe eternamente grato!